Exercícios

Fartlek: saiba mais sobre esse método de emagrecimento

Por Redação Doutíssima 23/07/2015

Surgido na Suécia, o fartlek é um método muito utilizado em treinos esportivos. Ele é famoso pela sua eficácia na perda de peso, que é obtida por meio de sessões de desafios que aumentam aos poucos. Os benefícios da prática incluem maior resistência das capacidades do coração e pulmão, tonificação muscular e melhoria no desempenho de corrida.

 

O fartlek praticado hoje é uma adaptação do que era feito nos esportes suecos. Ele passou a ser aplicado em treinos de emagrecimento porque promove uma perda no tecido adiposo, que retém gordura, ao mesmo tempo em que melhora as funcionalidades do organismo.

fartlek

Treino baseado em desafios promove perda de gordura e tonificação muscular. Foto: iStock, Getty Images

 

Fartlek aumenta de intensidade aos poucos

Os exercícios do fartlek seguem um princípio de mudar a intensidade conforme vão sendo realizados. Eles podem ser feitos em pistas de atletismo, esteiras, ruas e qualquer outro lugar. Antes de iniciar, é fundamental fazer aquecimentos e alongamentos, pois as atividades são intensas.

 

Na forma mais tradicional do método, o treino começa com um trote leve, por aproximadamente cinco minutos. A partir daí, começam os exercícios gradativos. Primeiro, três tiros de corrida por 30 segundos com intervalos de um minuto em descanso dinâmico, movimentando-se. Depois, três tiros de corrida por um minuto com descanso em atividade.

 

Chegando ao final, o treino segue com três tiros de um minuto com 30 segundos de descanso ativo, e mais três tiros de dois minutos com descanso em atividade. A finalização definitiva ocorre nos cinco minutos finais, quando a velocidade é reduzida gradativamente até parar completamente. Faça um trote leve e termine caminhando.

 

O treino com base no tempo é um dos exemplos de desafio do fartlek , que pode ser praticado na rua ou na esteira. Em aparelhos com contadores eletrônicos, é possível fazer dinâmicas diferentes, contabilizando o percurso. Por exemplo, um tiro com 50 metros corridos e 100 de descanso, mais três tiros de 100 metros corridos e 50 de descanso, e assim seguir alternando.

 

Eficácia do fartlek

Um estudo realizado no Instituto Cenecista de Ensino Superior (IESA), no Rio Grande do Sul, avaliou seis jovens com biótipo semelhante em peso e altura. Durante 30 dias, eles realizaram o treino fartlek e se submeteram à avaliação de pesquisadores.

 

Os resultados apontaram uma redução de 7% nas medidas de cintura e quadril, além de melhorar em 20% o Índice de Massa Corporal (IMC). A conclusão da pesquisa foi feita sem avaliação alimentar.

 

Apesar de ser parecido com o treinamento intervalado, o surgido na Suécia é diferente, pois é gradativo e costuma exigir esforço da resistência, mas respeitando os limites do corpo.

 

No treino intervalado ocorre um trabalho de velocidade, no qual o atleta passa por tiros seguidos por descanso, com alta intensidade e pouco tempo de recuperação. Para fazer essa modalidade é necessário ter controle de carga, duração, esforço, distância e frequência na semana.

 

Qualquer pessoa pode realizar ambos os treinos. No entanto, é sempre recomendável procurar um médico e um educador físico antes de começar a praticar. Entre as vantagens das modalidades, estão o controle de ritmo, aumento das capacidades aeróbias e anaeróbias e o suporte a estímulos intensos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!