Aquela pedalada do final de semana acaba ficando chata quando o cenário é sempre o mesmo. Mas com um suporte para bicicleta no carro, você pode levar a magrela para aventuras em locais menos manjados.
Mas como optar pelo melhor modelo e garantir que seus pertences estarão seguros? Antes de fazer a compra, a melhor estratégia é analisar as suas necessidades e como elas podem ser atendidas pelas opções disponíveis no mercado.
Como escolher o suporte para bicicleta
Existem basicamente três tipos de suporte para bicicleta em carros. Dois deles são adaptáveis a praticamente qualquer modelo de automóvel e o terceiro é especial para levar a bike na caçamba de picapes.
Com um suporte para o teto, mesmo carros pequenos e médios conseguem transportar até quatro bicicletas. Se o seu carro não possui o rack para a fixação das barras, vale ir em busca da peça ou entrar em contato com a montadora.
O suporte na parte superior permite que a bike seja levada inteira ou sem a roda dianteira, conforme o encaixe do produto adquirido. A instalação precisa ser muito bem feita e o rack tem de estar bem firme ao carro para ser seguro.
Ao transportar a bicicleta, verifique ainda se ela também está muito bem fixada, para não balançar ou desprender durante a viagem. As desvantagens desse modelo são o difícil acesso, principalmente para pessoas baixinhas, e ter de evitar locais com teto baixo, como garagens.
Outra opção de suporte que também carrega mais de uma bike é o que vai na parte traseira do carro. Aqui o principal cuidado é não encobrir a placa e as luzes traseiras do carro. Do contrário, você fica sujeito a multas. Essa opção é de acesso muito mais fácil para o encaixe e desencaixe, a desvantagem é a facilidade para furtos.
Por fim, o suporte para picapes é específico para as camionetas com caçamba aberta. Nesse modelo, é extremamente simples encaixar as bicicletas, mas é preciso lembrar de adicionar cadeados, para evitar surpresas desagradáveis.
Número de ciclistas no Brasil aumenta
O número de ciclovias e espaços especiais para ciclistas no Brasil aumentou nos últimos anos. Com isso, também cresceu o número de pessoas que passaram a usar a bicicleta como meio de transporte.
São quase 70 milhões de bikes espalhadas pelo país, segundo uma pesquisa da Abraciclo em parceria com a Rosenberg Associados. O Ibope ainda apontou outra informação importante: o número de bicicletas na cidade de São Paulo aumentou em 50% em um ano e a cidade conta hoje com aproximadamente 261 mil ciclistas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!