Especial Casamento

Boho chic: a tendência que vai virar febre nos casamentos

Por Redação Fortíssima 30/01/2016

Para noivos que sonham com um casamento descolado e moderno, mas que não deixe de ser intimista, apostar no estilo boho chic é uma alternativa certeira. Ao misturar elementos que remetem ao movimento étnico, hippie e rocker, essa decoração é garantia de um evento inesquecível.

Aplicado em festas de matrimônio, o estilo surgiu nos Estados Unidos, por volta dos anos 2000. Depois de ter saído de moda, agora ele retorna novamente com tudo, a partir de um conceito de celebração mais pessoal, sem regras rígidas. É ideal para os que sonham em trocar alianças ao ar livre.

boho chic-doutissima-shutterstock

O tom mais informal é uma boa escolha para noivos que querem fugir do tradicional. Foto: Shutterstock

Dicas de decoração boho chic

A primeira premissa antes de pensar na decoração boho é definir o local do casamento. Ela casa bem com espaços abertos e enfeitados pela natureza, como uma praia, um sítio ou uma chácara. Um belo jardim ou quintal floridos também são naturalmente estruturados para esse tipo de cerimônia.

A linha também é perfeita para planejar um casamento diurno, já que os espaços abertos são melhor valorizados com a luz no dia. Isso sem falar que essa escolha também pesa menos no orçamento, pois dispensa aluguel de salões, normalmente mais caros.

A decoração boêmia segue o preceito do faça você mesmo, por isso é outra garantia de economia para os noivos. Neste cenário, aquela decoração clássica e muito elaborada abre espaço para flores mais coloridas, acessórios de família, peças de brechó e elementos de madeira.

O ambiente da cerimônia pode ser decorado com pergolados, arranjos florais e tecidos leves, em cores mais neutras. Para o espaço do altar, um clássico portal é opção. O tapete pode ser substituído por um caminho de pétalas ou por uma passadeira de palha.

Para fazer jus ao estilo boho chic, os detalhes rústicos são importantes. Os tons terracotas harmonizam bem com elementos vintage, leves e minimalistas. Vale incrementar o ambiente também com porta-retratos e fotos de família, baús e outras peças antigas – mas sem exagerar no tamanho da mobília.

Em relação aos comes e bebes, o casamento boho pede uma gastronomia mais simples, com buffet descontraído. Uma sugestão é apostar nas finger foods, aquelas entradinhas que podem ser consumidas com a mão. Também vale incluir receitas caseiras de família para tornar o momento ainda mais pessoal.

Para completar a decoração, luzes pequenas e luminárias artesanais penduradas nas árvores imprimem um toque romântico exclusivo. Velas nas mesas arrematam o visual boho chic do casamento.

Vestido de noiva boêmio

Ao optar por uma decoração na linha boho chic, é necessário considerar que os trajes dos noivos também precisam estar alinhados ao estilo. A dica para as noivas é abrir mão do vestido branco tradicional armado e considerar tecidos mais leves e fluídos, que harmonizam melhor com a atmosfera do casamento.

O toque manual também pode aparecer na peça: o vestido ganha um charme extra com aplicações de bordados ou rendas. Os cabelos podem ficar soltos e apresentar adornos como uma coroa de flores ou uma tiara. Nos pés, as sandálias baixas ou sapatilhas são ideais – seus pés agradecem. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!