Dificuldade para engolir e falar pode indicar o princípio da formação de placa na garganta. Geralmente relacionada a uma infecção viral ou bacteriana, quando não tratada, pode se tornar um problema mais sério.
Bastante comum, a dor de garganta causa dificuldade no diagnóstico, com sintomas muito semelhantes entre a forma provocada pelo vírus e pela bactéria. Ou seja, é preciso atenção para acertar no tratamento.
Dores e marcas de pus? Placa na garganta
Normalmente, a dor de garganta é sentida como uma irritação da mucosa da faringe e recebe o nome de faringite. Nesse caso, os tecidos ficam avermelhados e doloridos, tornando difícil engolir alimentos.
Quando as amígdalas também são prejudicadas, ocorre a amigdalite. As principais causas são vírus, bactérias, rinite alérgica e refluxo. Mas você sabe a diferença? Vale ficar atento:
- Dor de garganta viral
Ela costuma vir acompanhada de gripes ou resfriados. Além da dor de garganta, outros sintomas se manifestam, como congestão nasal e tosse. Em alguns casos, as placas aparecem em cor clara, esbranquiçadas ou transparentes, diferentes das bacterianas.
- Dor de garganta bacteriana
A placa na garganta é o sintoma mais comum da infecção provocada por bactérias. Esse tipo de dor é também chamada de estreptocócica e não está acompanhada de sintomas como tosse ou problemas respiratórios.
Por outro lado, o paciente pode manifestar cansaço, perda de apetite e febre. As placas aparecem na cor amarela, repletas de pus. Em alguns casos, há também bolhas de sangue na garganta.
- Dor de garganta alérgica ou de refluxo
Não aparece placa na garganta, amigdalite ou febre. A causa alérgica provoca congestão nasal e espirros, além de secreções que escorrem pelo nariz. Já por refluxo, a dor é causada pela irritação e queimação, mas sem sinais de processos infecciosos.
Tratamento de placa na garganta pode ser demorado
A principal forma de diferenciar o tipo de dor é pela placa na garganta, que apresenta formas e cores diferentes. O ideal é que seja recolhida uma pequena amostra da placa e enviada ao laboratório para o diagnóstico preciso.
Caso a infecção tenha sido provocada por uma bactéria, é importante que os antibióticos sejam tomados diariamente, para que a febre reumática não se desenvolva. Em alguns casos, pode ser autorizada uma injeção de benzetacil, que provoca uma resposta mais rápida do organismo.
O tratamento com antibióticos pode levar até duas semanas.Para alívio da dor, utilize soluções à base de própolis, gengibre e hexamidina. Chás também colaboram para a hidratação dos tecidos e não irritam tanto por serem quentes.
No caso de a placa ser ocasionada por um vírus, o problema desaparece por si, mas pode ter seu cuidado acelerado com o uso de remédios. Quando alérgica ou provocada por refluxo, a dor de garganta deve ser tratada junto com sua origem. Consulte sempre o médico para indicar o melhor tratamento.
Outro agente causador é a bactéria Fusobacterium necrophorum. No entanto, esse tipo de infecção está passando despercebido pelos médicos e pode levar a danos ainda mais sérios, como lesões arteriais nas amígdalas.
Segundo um estudo da Universidade do Alabama, dos Estados Unidos, 20% dos 312 pacientes entrevistados possuíam infecção por essa bactéria, enquanto somente 9% apresentavam estreptococos, a forma mais comum do problema.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!