Com 46 blocos de rua e três semanas de folia confirmadas, o município de São João Del Rei promete um Carnaval inesquecível para seus moradores e visitantes. A cidade histórica, localizada em Minas Gerais, deve receber cerca de 50 mil pessoas para a festa que começou no dia 23 de janeiro e se estende até 9 de fevereiro, segundo estimativa da prefeitura.
Neste ano, a festividade terá como lema nosso povo é nosso ouro. Os blocos vão tomar conta das ruas da cidade, com a proposta de valorizar a riqueza cultural e a diversidade dos povos da região, especialmente os imigrantes que perpetuam diariamente as tradições regionais.
Destaques do Carnaval em São João Del Rei
A celebração do Carnaval em São João Del Rei é tradicionalmente marcada por uma programação intensa, com atividades para agradar crianças e adultos. Em 2015, as estimativas indicavam a concentração de um público de cerca de 90 mil pessoas para os dias de folia.
A diversidade dos blocos é outro aspecto característico no município: há aqueles que arrastam cerca de 15 mil pessoas, mas também outros menores e com temáticas infantis, para que todos possam celebrar. No ano passado, iniciou um concurso de marchinhas e outro de fantasias, que voltam a ocorrer em 2016.
Para quem tiver interesse em participar dos concursos, é possível conferir o edital no site oficial da Prefeitura de São João Del Rei. Já se o objetivo for sambar até os pés doerem, alternativas de blocos para acompanhar não faltam. Só no dia 8 de fevereiro, haverá três deles.
A festa começa com o bloco Curimbada, que vai se concentrar a partir das 12h, embaixo da árvore Paineira, no Povoado de Caquende. Mais tarde, às 15h, o bloco Vamos a La Playa se concentra na Avenida 8 de dezembro, no centro da cidade. A partir das 20h, toma conta das ruas o bloco Birinight, que se reúne na Rua João Silvério da Silva.
No dia 9 de fevereiro, a festa encerra em grande estilo, com direito a cinco blocos:
- Aqui é Galo, com concentração a partir das 12h, na Praça Embaixador Gastão da Cunha, Largo do Rosário
- Pantanal, com concentração a partir das 15h, na Rua Getúlio Vargas, bairro Pantanal
- Da Caixinha, com concentração a partir das 14h, na Rua João Magalhães, bairro Senhor dos Montes
- Até Parece Mentira, com concentração a partir das 14h, na Rua Galdino das Neves, bairro Tejuco
- Unidos da Ponte, com concentração a partir das 20h, na Travessa Ernesto Braga, Rio das Mortes.
O que fazer em São João Del Rei?
Fundada no final do século 17, São João Del Rei é uma cidade histórica pertencente ao Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes. Terra natal de Tiradentes e Tancredo Neves, tornou-se um município graças às atividades relacionadas ao ouro, à pecuária e à agricultura.
A cidade pode ser o destino ideal para quem aprecia o turismo histórico e arquitetônico. A Igreja São Francisco de Assis, a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Memorial Tancredo Neves são alguns dos pontos mais visitados pelos turistas.