Receitas > Sem Glúten

Confira 3 receitas de salgadinhos para festa e faça em casa

Por Redação Fortíssima 12/02/2016

Aniversário e happy hour são apenas algumas das celebrações em que salgadinhos para festa reinam como aperitivos ou até mesmo prato principal. Afinal, quem resiste a eles quentinhos? Na hora da organização, há dicas que podem ajudar a definir a quantidade ideal para seus convidados e as melhores opções para agradar todos os tipos de paladares.

Escolhendo os salgadinhos para festa

Uma das grandes dúvidas na hora de organizar uma festa é saber a quantidade ideal de salgadinhos que será oferecida. Geralmente, os anfitriões gostam de acertar esse número, de modo que não falte ou sobre em excesso. 

A primeira coisa é ter em mente como será o evento e o horário e também se os salgadinhos serão a única opção de comida ou a entrada para outros pratos quentes. Caso sejam a única opção, conte de 12 a 15 por pessoa. Se for apenas o aperitivo antes dos pratos principais, considere seis para cada convidado.

Quem pretende encomendar os salgadinhos deve fazê-lo com bastante antecedência, para evitar surpresas. Vale a pena procurar locais que ofereçam venda a quilo e por cento. Quando comprados por peso, muitas vezes eles saem mais baratos do que quando encomendados por quantidade.

Opções de salgadinhos para festa.

Ao escolher os salgadinhos para festa, leve em consideração o gosto dos convidados . Foto: iStock, Getty Images

Como preparar receitas de salgados

Para aquelas pessoas que estão com o orçamento apertado, uma opção mais econômica é preparar os salgados em casa. Eles são simples de fazer e podem ser congelados até o dia da festa.

Receita de rissole

Ingredientes

2 xícaras de leite integral

1 xícara de água

1 colher (sopa) de manteiga

1 tablete de caldo de galinha

3 xícaras de farinha de trigo

½ xícara de leite

½ xícara de farinha de rosca

Recheio a gosto

Modo de preparo

Leve ao fogo todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo. Quando levantar fervura, abaixe a chama e adicione a farinha. Mexa até a massa soltar do fundo da panela. Reserve até esfriar.

Depois sove a massa até ficar bem lisa e pronta para modelar. Estique a massa e corte com um copo pequenos círculos, recheie a gosto e feche. Agora passe pelo leite e farinha de rosca para empanar.

Empadinha de festa

Ingredientes

3 ovos

1 xícara de óleo

1 xícara de leite

1 xícara de requeijão cremoso

2 colheres (chá) de sal

3 xícaras de farinha de trigo

2 gemas levemente batidas

Recheio a gosto

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque todos os ingredientes (exceto o recheio) no liquidificador e bata até virar uma massa homogênea. Unte forminhas para empadas e coloque um pouco da massa em cada uma, seguido do recheio e mais um pouco de massa.

Coloque todas as forminhas em uma forma maior e leve ao forno por dez minutos. Pincele as empadas com a gema de ovos e volte para o forno por mais 20 minutos

Mini quibe

Ingredientes

1/2 kg de trigo para quibe

750 ml de água

1/2 kg de carne moída

3 dentes de alho picados

1 colher (sopa) de hortelã picada

Sal a gosto

Óleo para fritar

Modo de preparo

Deixe o trigo de molho na água por cerca de uma hora. Enquanto isso, refogue a carne com o alho e o sal até que fique dourada. Junte com o trigo e adicione a hortelã. Enrole os quibes e frite em óleo bem quente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!