Exercícios > Fitness

Entenda como a isometria pode ajudar a fortalecer os músculos

Por Redação Fortíssima 13/02/2016

A busca pelo corpo perfeito é o ideal para muitas pessoas. Por vezes, o padrão parece inatingível, mas alguns tipos de exercício físico podem ajudar você. É o caso, por exemplo, da isometria, ideal para definir os músculos.

O que é isometria

Para entender como essa técnica pode ajudar você a atingir seus objetivos, é preciso saber como ela funciona. Segundo Felipe Linck Moehlecke, professor da academia Bio Ritmo, a isometria está classificada como um tipo de contração muscular estática em uma amplitude definida.

“Não existe movimento articular durante o processo de contração isométrica”, define. Um exemplo prático seria uma pessoa sentada, estendendo seu joelho a frente e fazendo a manutenção dessa posição. Nesse caso, a musculatura trabalhada seria a da coxa.

Já de acordo com o personal trainer Dênis Crozariol , isometria é quando não ocorre mudança na forma ou comprimento do músculo. Ou seja, há uma contração muscular. Porém, ele entende que a força exercida pelo músculo não consegue vencer a resistência aplicada ao mesmo.

“Por exemplo ao empurrar uma parede, exercemos força, mas não conseguimos mover a parede. Outro exemplo de exercício isométrico são as pranchas abdominais”, completa.

A isometria ajuda a definir o corpo

A prancha abdominal é um exemplo de isometria. Foto: Shutterstock

Isometria como processo de recuperação

Um uso muito habitual para a isometria acontece na recuperação de movimentos de idosos e de pacientes vítimas de lesões. Em ambos os casos, o objetivo é recuperar a mobilidade articular. Para quem está com algum tipo de privação, o recomendado é procurar um fisioterapeuta ou um educador físico para o seu tratamento.

Em algumas situações, as pessoas podem fazer a transição incluindo movimentos com pequenas amplitudes articulares, aproveitando o ganho de força já gerado pela isometria realizada anteriormente.

Outro ponto importante salientado por Moehlecke no processo de fortalecimento é a atenção aos exercícios proprioceptivos, que são basicamente trabalhados através do equilíbrio corporal, fortalecendo assim o músculo específico do corpo que você deseja trabalhar.

Isometria para aumento de força

Para quem tem como principal objetivo o aumento da força muscular, os protocolos de treinamento se assemelham muito ao treino normal de musculação, a diferença está na repetição. Deve haver uma pausa de três a cinco segundos entre os exercícios, adverte Crozariol.

Essas pausas, aliadas com o tempo de permanência durante as contrações e a quantidade de séries e repetições do exercícios, é que garantem o aumento real da força.

“O fortalecimento muscular se dá mediante ao esforço no qual o músculo é submetido e a sobrecarga aplicada. Junte isso a uma combinação de séries e repetições, para assim atingir os níveis de força esperado”, finaliza o especialista.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!