Desde dores e mudanças de humor até casos mais graves como limitações na respiração e artrite podem ser consequências de problemas posturais. Sentar de maneira incorreta ou simples posições no dia a dia podem gerar uma doença séria no futuro.
A boa notícia é que esses problemas podem ser evitados com algumas mudanças nos hábitos cotidianos. Prestar atenção na posição da coluna enquanto você trabalha ou carrega objetos, por exemplo, é uma das principais dicas.
Principais problemas posturais
Sentar curvado e ficar muito tempo numa mesma posição são problemas comuns entre muitas pessoas e, na maioria das vezes, nem são percebidos. A má postura acaba prejudicando não só a saúde física, mas também o bem-estar emocional.
Os problemas posturais podem afetar todo o corpo, causando dores nas costas e pescoço, fadiga muscular, limitações na respiração, artrite nas juntas, problemas digestivos e mudanças de humor.
A má postura faz com que o corpo fique muito tempo desalinhado verticalmente e, com isso, alguns músculos ficam sobrecarregados para manter a posição correta, causando tensão e dor.
Manter o corpo encurvado por muito tempo também pode reduzir a capacidade pulmonar em até 30%, diminuindo o volume de oxigênio que chega aos tecidos do corpo. Além disso, a má posição comprime os órgãos abdominais e reduz os movimentos peristálticos, podendo prejudicar o funcionamento intestinal.
Como evitar complicações
Caminhar ereto e sentar corretamente são os hábitos mais importantes para minimizar o estresse na coluna e nos músculos e ligamentos de sua estrutura. Para isso, é preciso estar atento em todos os momentos do dia a dia.
Um estudo realizado na Universidade Estadual de San Francisco, nos Estados Unidos, dividiu 110 alunos em dois grupos de 55 cada. Para metade, foi pedido que andasse curvada o dia inteiro; para a outra metade, que mantivesse a postura correta. Resultado: quem cuidou da postura se sentiu muito mais disposto e com energia ao longo do dia.
Um dos fatores mais prejudicais e que causam problemas posturais é a forma como se usa o computador. Muitas pessoas o colocam no colo e ficam com as costas e pescoço curvados, causando grande estresse nessas regiões. Para evitar isso, sempre coloque o computador em uma superfície adequada e sente-se em uma cadeira que permita manter as costas retas e a cabeça alinhada com altura da tela.
Quanto mais tempo numa mesma posição, maiores são as chances de desenvolver problemas posturais. Por isso, é importante se alongar e mudar de posição a cada 45 minutos. No trabalho, por exemplo, procure levantar, caminhar ou fazer movimentos simples para alongar o pescoço e as costas.
Vale lembrar que não existe idade para desenvolver dores nas costas e outras complicações devido a má postura. Inclusive as crianças fazem parte do grupo de risco, por carregarem mochilas muito pesadas ou de maneira errada. Mochilas de rodinha podem ser uma boa alternativa para evitar o problema.
Mudar os hábitos e manter uma boa postura exige disciplina e esforço constante. E para reforçar os músculos e a postura, é importante praticar exercícios físicos regularmente.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!