O bolo sem glúten é uma receita deliciosa e aliada das dietas. Mesmo para quem não tem intolerância à proteína, variar no cardápio é uma opção para evitar sua ingestão em excesso. Isso porque o ingrediente também aparece em pães, massas, cervejas e outros produtos industrializados consumidos com frequência.
Vivian Ragasso, nutricionista esportiva do Instituto Cohen, aponta que desde a década de 1950 o número de pessoas alérgicas ao glúten cresce. “As causas ainda são investigadas, mas há teorias que relacionam o fato com o aumento do consumo de alimentos industrializados e transgênicos”.
Glúten é vilão?
Na era fitness em que vivemos, muitas pessoas optam por eliminar alimentos com glúten da dieta para secar e desinchar a barriga. Mas, de acordo com a nutricionista, abrir mão da proteína presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada, no malte e em seus derivados não pode ser uma decisão impensada.
“O glúten só deve ser retirado da dieta para quem tem sensibilidade leve, moderada ou intolerância a essa proteína. E somente com a supervisão de um especialista, já que a retirada desses alimentos pode gerar deficiência nutricional de outros micronutrientes”, esclarece a especialista.
Por isso, se você pensa em eliminar o glúten, consulte primeiro um nutricionista. O profissional poderá verificar a forma como isso vai afetar o seu sistema metabólico em particular e, se necessário, apontar outras alimentos que supram as necessidades nutricionais. As alternativas são amplas.
Veja uma lista de alimentos que Vivian sugere para quem precisa ou foi orientado a cortar a proteína da dieta:
- Tapioca
- Biscoito de polvilho sem glúten e sem açúcar
- Mandioca cozida, cará, inhame, batata doce e mandioquinha
- Flocos de quinoa e de milho
- Barra de quinoa
- Barra de granola crocante
- Fécula de batata, arroz ou mandioca
- Farinha de mandioca, arroz, milho, amêndoa
- Trigo sarraceno
- Amido de milho
- Fubá
- Araruta
- Polvilho doce e azedo
- Quinoa para tabule, saladas e sopa
- Farinhas preparadas sem glúten para pães e bolos
- Flocos de arroz
- Macarrão de trigo sarraceno, de milho ou de arroz
Receita de bolo sem glúten
Se você deseja investir no bolo sem glúten como alternativa deliciosa para consumir no lanche ou na sobremesa, a nutricionista compartilha uma receita fácil e prática.
Ingredientes
200g de fécula de batata
2 ovos
1 cenoura crua
1/2 xícara de óleo
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento químico para bolo
Modo de preparo
Bata no liquidificador todos os ingredientes e adicione o fermento quando a massa já estiver homogênea e líquida. Despeje em forminhas de empada e leve ao forno preaquecido em temperatura média por dez minutos ou asse na forma de pudim por 30 minutos. Pronto, é só saborear.
E você, o que você achou desse sabor? Deixe um comentário. E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!