Guia dos Dentes > Saúde

Mancha branca no dente pode ser prevenida com cuidados

Por Redação Fortíssima 25/02/2016

Um dos problemas dentais mais comuns na infância é o surgimento de mancha branca no dente, que pode ser causada por diferentes fatores. Entre eles estão doenças com febre alta durante a formação dentária da criança ou ainda a exposição ao excesso de flúor.  

O tratamento da condição varia de acordo com a causa e também com a gravidade do caso. Já a prevenção pode ser feita com medidas básicas de higiene bucal e alguns cuidados no dia a dia, principalmente com as crianças.

mancha branca no dente

Higiene bucal adequada ajuda na prevenção de manchas. Foto: iStock, Getty Images

Causas da mancha branca no dente

Uma mancha branca no dente pode surgir por conta de problemas durante a formação dos dentes e do esmalte, que começa a se formar a partir dos oito meses de idade do bebê. Nesse período, ele pode contrair doenças como catapora, sarampo e rubéola, que produzem febre muito alta.

Com isso, as enfermidades podem interromper a produção de cálcio por um determinado tempo no organismo da criança, produzindo uma série de manchinhas brancas nos dentes em formação. Essa deficiência é chamada de hipocalcificação ou hipoplasia do esmalte.

Outra causa da mancha branca no dente é a fluorose, que ocorre quando a criança recebe quantidades excessivas de flúor durante o desenvolvimento dentário. Isso implica ainda na má produção de cálcio.

A cárie inicial também contribui para o surgimento de manchas, pois ela desmineraliza o esmalte dos dentes, que perdem o reflexo de luz e ficam com aspecto esbranquiçado. Nesse caso, diferentemente das causas anteriores, as lesões aparecem perto da gengiva, e não em qualquer lugar dos dentes.

Outro fator de risco anida é o aparelho ortodôntico, que dificulta a higienização em volta dos bráquetes e propicia o acúmulo de placas na região. Isso forma uma lesão de cárie inicial, que é percebida apenas quando o aparelho é retirado.

As manchas originadas pela fluorose e pela febre alta só podem ser adquiridas durante a formação dos dentes, ou seja, dos oito meses aos 13 anos de idade. Já as lesões por cárie inicial podem aparecer em qualquer fase da vida.

Como tratar e prevenir o problema

É muito importante remover qualquer mancha branca no dente e verificar o estado do esmalte dentário na região, utilizando técnicas de escovação e enxaguantes bucais – ou ainda medicação antroposófica, que regularize o pH da saliva e a boa saúde bucal, com menor aderência de placa.

Também podem ser usados procedimentos com ácidos para remover a camada mais fina dos dentes e deixar a superfície lisa novamente. Quando a mancha é mais profunda, é feita uma cobertura com resina composta da cor do dente, aderida por uma espécie de adesivo.

Para evitar qualquer tipo de mancha branca no dente, é importante manter o caderno de vacinação das crianças sempre em dia, para prevenir contra doenças. Além disso, também evitar o excesso de creme dental e que ele seja engulido. A higienização bucal três vezes por dia é fundamental para evitar lesões – quem usa aparelho deve ter cuidado  redobrado.

E você, como cuida dos seus dentes? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!