Nutrição > Receitas

Pasta americana deixa a festa com a sua cara

Por Redação Fortíssima 03/03/2016

Muito utilizada na decoração de bolos e docinhos, a pasta americana parece receita que apenas as mais habilidosas confeiteiras conseguem fazer. Porém, com um pouco de tempo e dedicação, você mesmo pode preparar em casa essa massa que serve para enfeitar as mais diferentes delícias da festa.

O que torna a pasta tão atraente é a possibilidade de colorir e modelar a seu gosto, deixando a decoração com a personalidade de quem faz a festa. De bolos de princesa e docinhos enfeitados com laços até modelos mais elaborados e temáticos, basta explorar a criatividade.

pasta americana

A pasta americana é uma ótima alternativa para bolos. Foto: iStock, Getty Images

Prepare você mesmo a pasta americana

Apesar de complexa, a receita de pasta americana não é difícil de fazer e leva ingredientes fáceis de encontrar. Caso não ache em supermercados, eles certamente vão estar disponíveis em lojas especializadas em festas. Agora separe 40 minutos do seu dia e dedique o seu ao preparo.

Ingredientes

1 kg de açúcar impalpável (que vem com amido de milho na composição, para não grudar)

1 colher de sopa de gelatina em pó incolor

½ xícara de glicerina

½ xícara de glicose

½ xícara de água gelada

1 colher de chá de essência (do sabor que você preferir)

– Para dar cor à pasta, compre o corante no tom desejado. Dê preferência aos que são feitos em gel, que se misturam facilmente à massa e dão coloração mais uniforme.

Modo de preparo

Misture a gelatina em pó com água para hidratá-la, mexendo com um garfo e deixando descansar por cinco minutos. Adicione a glicerina e a glicose, misturando até que o conteúdo fique consistente e homogêneo. Acrescente ainda o corante. Depois, coloque a essência e o açúcar impalpável.

Amasse todo o conteúdo até que solte das mãos, formando uma massa firme e elástica. Com um rolo de massa, estique a pasta americana, deixando-a com aproximadamente um centímetro de espessura. Agora, você já pode cobrir o bolo ou os docinhos.

Usando uma faca, corte as sobras da massa e faça um molde para a decoração. Você pode utilizar também um alisador, para deixar a pasta mais bonita. É possível criar diferentes formas para personalizar suas festa.

Dicas para aproveitar melhor a pasta americana

Depois de feita a pasta americana, o ideal é que ela seja utilizada imediatamente, para que mantenha uma textura lisa e não rache. Não se deve guardar o bolo pasta na geladeira, para que a cobertura não umedeça e estrague. Coloque em um local seco e bem vedado.

Se houver sobras da massa, reserve em um saco plástico e ponha em local fresco. Utilize em até 15 dias, antes de ela ficar dura e seca. Para reutilizar, misture a pasta com uma colher pequena de margarina e aqueça no micro-ondas por, no máximo, dez segundos. Sove e reaproveite.

A colagem da pasta sobre o bolo deve ser feita com uma pequena quantidade de glacê. Passe o glacê sobre o bolo todo e aplique a pasta. Para grudar a decoração, utilize um pouco de água em um pincel.

E aí, gostou da receita? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!