Receitas

Aprenda como fazer purê de batata sem lactose

Por Redação Doutíssima 15/01/2015

Saber como fazer purê de batata sem lactose é importante para pessoas tem intolerância ao açúcar do leite, ou seja, a lactose. O purê é um prato indispensável na cozinha, pois combina com vários outros preparos, como, por exemplo, peixes, carnes, saladas e até feijão.

 

como fazer purê de batata

Acompanhamento indispensável pode ser preparado de forma leve. Foto: iStock, Getty Images

Batatas amassadas também são indicadas para bebês que estão em fase de introdução aos alimentos sólidos e que têm alergia à proteína do leite ou são intolerantes à lactose.

Como fazer purê de batata corretamente

 

A batata é uma das hortaliças mais apreciadas no mundo, e saber como fazer purê de batata é quase um desafio. Pois é a quantidade e qualidade dos ingredientes misturados a esse tubérculo que fazem o prato ficar no ponto certo, no qual é homogêneo, macio e saboroso. Se algo sair errado, o purê fica duro e sem sabor.

Propriedades das batatas

 

A batata é um tubérculo com uma porcentagem considerável de água. Fonte de amido, alguns minerais e potássio, além de proteínas, fibras e vitaminas. Esses últimos três nutrientes estão presentes em menor quantidade.

Os destaques ficam por conta das vitaminas C e B6 – importante para a formação dos nossos neurotransmissores, no entanto, a maior quantidade de vitamina B6 está presente na casca. Se você souber como fazer purê de batata com casca também pode ingerir mais nutrientes que fazem bem para a saúde.

Veja como fazer purê de batata sem lactose

Ingredientes:

4 batatas médias

½ xícara de leite de coco

1 colher de sopa de margarina sem lactose

½ xícara de água

1 cebola pequena fatiada

2 dentes de alho

sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe as batatas em água abundante até que elas fiquem bem cozidas e moles. Esmague-as com a ajuda de um garfo; Reserve. Pique a cebola e o alho de maneira bem fininha e depois, numa panela, refogue os dois ingredientes com margarina sem lactose (se preferir pode usar azeite de oliva). Misture o alho e a cebola refogada com as batatas. Tempere com sala e pimenta a gosto.

Por último, misture o leite de coco diluído na água e mexa até que a massa com as batatas comece a desgrudar da panela. Sirva como acompanhamento do prato de sua preferência.

Purê de batata com casca e sem lactose

Ingredientes:

3  batatas cozidas com casca

½ de chá de leite de soja ou leite sem lactose

1 tablete de caldo de legumes

1 colher de margarina sem lactose

Azeite de oliva

Sal e pimenta a gosto  

Modo de Preparo:

Saber como fazer purê de batata com casca não exige nenhum segredo. Pelo contrário, você apenas mantém a casca e usa o azeite de oliva para temperar, pois ele potencializa o gosto. Cozinhe as batatas até que elas fiquem bem moles. Esprema as batatas com ajuda de um garfo e misture neste momento margarina sem lactose e o caldo de legumes dissolvido no leite. Tempere com sal e pimenta a gosto. Por fim, regue o purê de batatas com um fio generoso de azeite de oliva.