Beleza > Maquiagem

Saiba como recuperar sua maquiagem quebrada

Por Redação Fortíssima 25/03/2016

Que mulher, por simples descuido, nunca sofreu ao ver seu cosmético favorito indo direto de encontro ao chão? A maquiagem quebrada, seja batom, lápis de olho ou conjunto de sombras, parece irrecuperável. Mas saiba que não é. Há casos em que alguns truques podem ajudar a reverter a situação.

maquiagem quebrada em pedaços

Sombras e pigmentos podem ser restaurados. Foto: iStock, Getty Images

Maquiagem quebrada tem salvação

Quando ocorre um acidente e a maquiagem cai no chão, o primeiro passo é avaliar o estado do produto. Quando o pó ou a sombra entram em contato direto com o piso, pode ser melhor abrir mão deles de uma vez e adquirir uma embalagem nova. Isso porque os pigmentos vão se misturar à sujeira e, se utilizados novamente, podem ocasionar alergias na pele.

Já quando a embalagem cai inteira e a maquiagem ainda está dentro, a história é outra. Neste cenário, com paciência e dedicação, é possível recuperar o cosmético em etapas. No caso de sombra, blush ou pó compacto, o primeiro ingrediente necessário para restaurar a make é um álcool com concentração de 70%, que pode ser adquirido em farmácias.

Com o produto em mãos, a dica é aplicar um pouco do líquido por cima da maquiagem quebrada, dentro do próprio estojo. É necessário misturar com delicadeza, com a parte de trás de uma pinça. O objetivo é formar uma pastinha bem homogênea, para alisar e deixar a superfície novamente plana.

Na sequência, a orientação é lançar mão de um papel toalha, para retirar o excesso de álcool da superfície. O processo deve ser repetido até que o papel saia seco. Para finalizar, a dica é deixar o estojo aberto durante a noite, para a maquiagem secar por completo. Pronto, ela estará novinha em folha.

No caso de batons quebrados, o processo é um pouco diferente – e relativamente mais simples. Para colar a parte desintegrada, é necessário primeiro aquecer o produto e depois colocar na geladeira.

Assim, a primeira etapa consiste em colocar o batom quebrado em contato com um esqueiro, para ele derreter um pouco. Quando a consistência ficar mole, encaixe a parte quebrada, com cuidado, novamente na base do batom.

Aqueça mais um pouco e modele bem o formato. Para finalizar, coloque o produto na geladeira por 30 minutos, para fixar o novo molde. Depois disso, ele estará restaurado e é só aplicar nos lábios.

Dicas para reaproveitar a maquiagem

Se você não tem a mínima paciência para tentar restaurar uma maquiagem quebrada, saiba que o lixo não precisa ser o único destino dela. A make, mesmo destruída, pode servir com outros propósitos. Por exemplo, um lápis de olho colorido quebrado, poderia ser utilizado como pigmento de sombra cremosa para enfeitar os olhos.

O mesmo vale para o batom, que entra como alternativa para dar um pouco de cor às pálpebras. De quebra, ainda garante um efeito brilhoso e marcante, muito fashion. Se o produto tiver uma tonalidade pêssego ou levemente rosada, pode igualmente ser aplicado de leve nas maçãs do rosto, substituindo o blush – mas sem exageros.

Gostou das dicas? Deixe um comentário. Aproveite para conferir mais artigos sobre maquiagem que o Doutíssima traz para você.