Beleza > Maquiagem

Maquiagem opaca: descubra o poder do batom matte

Por Redação Fortíssima 12/04/2016

Qualquer ocasião especial é motivo para investir em uma make linda e poderosa. Mas isso não significa necessariamente inovar na cor da sombra ou do batom. Uma boa dica é variar na textura dos cosméticos. É aí que entra a maquiagem opaca, proporcionando um efeito arrasador.

“Os batons matte possuem ingredientes que garantem um acabamento opaco, ou seja, sem brilho. O que os torna tão especiais, além desse efeito, é a durabilidade e a intensidade das cores”, explica Raul Melo, maquiador da marca Quem Disse, Berenice?. Para o especialista, o produto será item must have no inverno.

maquiagem opaca com batom matte

Batom matte garante efeito opaco. Foto: iStock, Getty Images

Batom matte: como usar?

Atualmente, não existe um único tipo de batom matte. Conforme lembra Melo, entre as opções estão o matte veludo, uma textura inovadora e confortável que une o efeito sequinho com o conforto de um cremoso, e o batom líquido supermatte, que proporciona ainda mais intensidade nas cores.

Em relação aos tons nos quais você pode apostar, o maquiador antecipa que as principais tendências recaem sobre os nudes rosados e as cores bem vibrantes, como fúcsia e roxo escuro. Essas colorações prometem fazer sucesso tanto no inverno como no verão. Celebridades como Sabrina Sato e Juliana Paes adoram.

Para coordenar os batons matte com o restante da maquiagem, o expert sugere apostar em cores complementares de sombra e delineadores em tons neutros, como cinza, grafite e bege.

“Uma aposta forte são os acabamentos metálicos. E, para os blushes, a pedida são os tons rosados”, revela. Se o objetivo for destacar bem o batom, é necessário tomar alguns cuidados no restante da maquiagem.

“Aplique em todo o rosto um BB cream, para deixar a pele mais sequinha e finalize com um pó translúcido antibrilho, que confere um toque aveludado e se adapta a todos os tons de pele”, orienta.

Nos olhos, o profissional sugere apostar no lápis prateado cintilante ou dourado para fazer um traço bem rente aos cílios superiores ou espalhar pela pálpebra, para usar como sombra. Para arrematar, várias camadas de rímel preto dão o devido destaque ao olhar.

Na hora de aplicar o batom, o maquiador sugere fazer primeiro o v da boca e o contorno, para depois ir preenchendo o restante dos lábios, até que estejam completamente cobertos. Uma make fácil e nem por isso menos elegante.

Dicas para arrasar com a maquiagem opaca

O batom matte é lindo, disso não há dúvidas. Mas ele exige alguns cuidados. Principalmente porque sua cobertura é mais seca, o que pode acabar deixando os lábios com uma textura áspera. Ou seja, é muito importante manter a hidratação em dia.

Para manter a boca hidratada, a sugestão é aplicar um balm leve antes de começar a maquiagem. Basta deixar o produto agir por cerca de 15 minutos e, por fim, utilizar um lenço umedecido para retirar o excesso, aplicar o batom e arrasar.

Gostou das dicas? Também é fã de maquiagem opaca? Deixe um comentário! Também aproveite para conhecer o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!