Clínica Geral > Saúde

Febre alta e erupções na pele podem ser exantema súbito

Por Redação Fortíssima 29/03/2016

Depois de várias noites vendo seu bebê com febre, os pais percebem manchas vermelhas cobrindo seu corpo e bate aquela preocupação. Entre os diagnósticos possíveis está o exantema súbito, uma doença viral que costuma ser inofensiva.

Mais comum em crianças de seis meses a dois anos de idade, vale a pena ficar atento aos sintomas. Ainda que não seja grave, o estado febril constante pode exigir tratamento médico.

Causas do exantema súbito

O exantema súbito também é conhecido como roséola, uma infecção geralmente leve, que costuma afetar crianças e, ocasionalmente, adultos. Dois tipos de vírus de herpes causam essa doença, que provoca vários dias de febre, seguidos por uma erupção cutânea.

Antes do século 20, as crianças com esse quadro eram diagnosticadas com sarampo, rubéola ou escarlatinaFoi apenas em 1913 que essa síndrome específica foi reconhecida, distinguindo-se das demais como uma doença benigna, autolimitada e que ocorre quase que exclusivamente em crianças pequenas.

A causa mais comum é o vírus herpes humano do tipo 6, mas a causa também pode ser o e tipo 7. Tal qual outras doenças virais, como o resfriado comum, ela se espalha de pessoa para pessoa através do contato com secreções ou saliva de quem está infectado.

O grupo de risco são crianças entre seis a 18 meses, porque ainda não tiveram tempo para desenvolver anticorpos contra muitos vírus. Já os bebês recém-nascidos ainda estão protegidos pelos anticorpos passados ​​de sua mãe e não costumam ser alvos. Entre as possíveis complicações está a epilepsia febril.

exantema súbito

Além do quadro febril, a criança vai apresentar erupções na pele. Foto: iStock, Getty Images

Reconhecendo os sintomas e tratamento

A doença começa com uma súbita febre alta, entre 39,4 °C e 40,6 °C, que tem a duração de dois a três dias – embora possa durar até oito. O rápido aumento da temperatura pode ser o primeiro sinal.

Passado o estado febril, uma erupção na pele é capaz de aparecer, atingindo principalmente tronco, pescoço e braços. Ela não causa coceira, podendo permanecer de um a dois dias. Em casos raros, há também dor de garganta e no estômago, bem como vômitos e diarreia.

Convulsão provocada pelo rápido aumento na temperatura do corpo também pode ocorrer. Seu filho pode perder momentaneamente a consciência e empurrar seus braços, pernas ou cabeça durante vários segundos a minutos, tendo ainda perda do controle da bexiga ou intestino temporariamente. Busque atendimento de emergência nesses casos.

Embora pareçam assustadoras, as convulsões relacionadas à febre costumam ser de curta duração e raramente prejudiciais. As complicações do exantema súbito são raras, sendo que a grande maioria dos pequenos se recupera de forma rápida.

Não há um tratamento específico para esse problema. Porém, alguns médicos podem prescrever medicamentos antivirais para tratar a infecção em pessoas com imunidade enfraquecida.