Clínica Geral

Tipos de pisada: saiba como identificar qual é o seu

Por Redação Doutíssima 01/03/2015

Você já parou para pensar ou analisar na maneira em que você pisa? Se não, deveria começar a fazer isso, já que pisar de forma incorreta pode acarretar em lesões leves, médias e graves. Por isso, aprenda a identificar os tipos de pisadas e evite problemas, são três maneiras:

 

tipos de pisada

Conhecer a forma que você pisa pode ajudar a evitar lesões nos joelhos e calos. Foto: iStock, Getty Images

1. Normal

O seu pé encosta no solo apoiando o lado externo do calcanhar e se move lentamente para dentro. Até o dedão se elevar totalmente no término da pisada, o seu pé se mantém em linha reta.

2. Pronada

O pé chega ao chão apoiando a parte interna e se contorce para dentro. O dedão é usado para ganhar impulso.

3. Supinada

Ao contrário da pisada pronada, na supinada, o pé atinge o solo com a parte externa e continua o movimento no mesmo sentido e o apoio fica a cargo do dedinho do pé.

 

Problemas dos tipos de pisada

Os tipos de pisada podem causar problemas, principalmente pelo apoio excessivo do peso corporal em apenas um dos pés. Nos casos mais leves, as lesões variam entre calos e bolhas, e em situações mais graves como tendinites, canelites e joanetes.

Para descobrir qual dos tipos de pisada você tem, é preciso procurar um médico ortopedista, com especialidade em pés e tornozelos. A análise da marcha é o método mais fácil, pois é realizado por um fisioterapeuta especializado em baropodemetria.

Se você não tem dinheiro para arcar com esse exame ou apenas tem curiosidade para saber se sua pisada é normal, pronada ou supinada, há um teste caseiro para fazer. Veja:

Molhe a sola de seus pés na água e caminhe sobre uma folha de jornal. Analise suas pegadas e descubra de qual maneira você caminha.

 

A importância de identificar os tipos de pisada

 

Se você ainda não chegou aos 30 anos, mas já sofre com dores nos joelhos, pés e articulações, está na hora de procurar um médico. Muitas vezes, esses problemas aparecem por conta dos tipos de pisada que você tem, principalmente se pratica esportes como corridas.

Quando uma pessoa corre, a carga que é depositada sobre os pés sobe para oito vezes a mais do que o peso corporal dela. Se a pisada não está correta, o impacto de cada uma será distribuído pelo corpo de maneira desequilibrada. É aí que ocorrem as lesões.

Ao identificar qual dos tipos de pisada você tem, será a hora de escolher o tênis mais adequado para seus pés durante a pratica de exercícios físicos. A função do sapato é basicamente absorver e minimizar os impactos do contato com o solo, por isso a escolha do modelo correto é fundamental.

Usar um tênis compatível com o seu pé poderá evitar lesões, assim como escolher o modelo errado provavelmente prejudicará suas articulações. Cada calçado é desenvolvido para um tipo de atleta, por isso quando for comprar seu tênis leve em consideração:

1. Seu peso e altura

2. A frequência e o tempo de seu treino

3. Opte por um modelo que deixe seu pé confortável e não aperte os seus dedos

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!