Cabelos

Veja como fazer a cauterização capilar sem sair de casa

Por Redação Doutíssima 28/06/2015

Para quem sofre com fios ressecados e sem vida, uma boa solução é fazer uma cauterização capilar. Os cabelos podem ficar danificados em razão das muitas agressões do dia a dia, que vão da química à poluição. Com isso, eles acabam perdendo nutrientes importantes que garantem uma boa aparência.

 

A cauterização capilar é um procedimento capaz de devolver o brilho e a maciez, já que ajuda a reconstruir a fibra dos fios. O melhor de tudo é que você consegue fazer em casa.

cauterizacao capilar

Procedimento de cauterização é opção para devolver o brilho aos fios de cabelo. Foto: iStock, Getty Images

 

Cauterização capilar repõe os nutrientes do cabelo

A estrutura do fio do cabelo consiste em aproximadamente 90% de queratina. Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), quando você faz muitos procedimentos químicos e usa bastante o secador, por exemplo, essa substância é perdida e a vitalidade desaparece.

É por isso que pessoas que possuem os fios naturais conseguem ter um cabelo com aparência mais saudável do que aquelas que utilizam tintura ou descoloração.

 

Caso seu cabelo esteja sem vida, ressecado ou quebradiço, é fundamental repor os estoques de queratina e outros nutrientes que foram perdidos. Isso é o que a cauterização capilar faz: ela consegue agir dentro da fibra capilar e repor esses nutrientes, devolvendo a vida aos fios.

 

Além disso, a cauterização se propõe a selar esses nutrientes nos fios – o que é obtido através do calor. Para fazer uma cauterização capilar, é preciso ter muito cuidado, já que se o seu cabelo não estiver precisando de queratina pode acontecer o efeito rebote – você ficará com os fios duros ao invés de brilhosos e macios.

 

Para descobrir se o cabelo precisa desse tratamento, é necessário consultar um profissional, que irá indicar quais as necessidades dos seus fios. Porém, é possível fazer o procedimento em casa e com segurança.

 

Como fazer cauterização capilar em casa

Se você não tem tempo para ir ao salão ou acha que esse procedimento extrapola seu orçamento, pode fazê-lo em casa.

 

Antes, para evitar que você tenha um efeito indesejado devido ao excesso de queratina nos fios, é necessário fazer um teste de mecha. Use apenas um pouco de cabelo, aplique o método e veja como seu cabelo ficou.

Se ele estiver macio e brilhoso, provavelmente está precisando de queratina. Caso estiver com um aspecto endurecido e opaco, talvez ele necessite de outros nutrientes e hidratantes.

 

Para fazer a cauterização capilar em casa, é simples. Você vai precisar de um shampoo antirresíduos, um protetor térmico e queratina líquida, além de secador e chapinha.

 

Lave duas vezes o cabelo com o shampoo antirresíduos para abrir as cutículas. Retire um pouco da umidade dos fios e divida o cabelo em mechas. Aplique a queratina em cada uma delas. Coloque uma touca e deixe agir por cerca de 20 minutos.

 

Passado esse tempo, aplique o protetor térmico e seque todo o cabelo com o secador. Utilize uma escova para garantir que todos os fios fiquem bem secos. Finalmente, utilize a chapinha em todas as mechas.

Além desse método caseiro, é possível utilizar kits encontrados em perfumarias e lojas especializadas, que vêm com todos produtos necessários e indicações de uso. Caso não tenha segurança para fazer o tratamento em casa, busque a ajuda de um profissional.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!