Bem-Estar > Qualidade de vida

Descobrimento do Brasil: relembre o que o país tem de melhor

Por Redação Fortíssima 22/04/2016

Há exatos 516 anos os europeus chegavam à América do Sul. Foi em busca de terras repletas de riqueza que, em 1500, Pedro Álvares Cabral terminou sua viagem com o descobrimento do Brasil. Eles não localizaram um império rico em ouro, mas outras características de grande valor: a natureza exuberante e a presença do pau-brasil.

Em 2016, séculos depois, o país não vive um de seus melhores momentos. A crise política e econômica tem abalado os ânimos da população. Mas isso não significa que a única alternativa seja mergulhar no pessimismo. Que tal aproveitar a data para celebrar o que o Brasil tem de melhor? É uma chance de relembrar por que vale a pena lutar pelo futuro da nação.

descobrimento do Brasil

A multiculturalidade é uma característica forte do país. Foto: iStock, Getty Images

O melhor do Brasil (e dos brasileiros)

Esqueça a corrupção por um momento. Essa é apenas uma parte do Brasil. Os políticos não são os únicos representantes do país: quem o impulsiona para frente diariamente são os brasileiros. Por isso, aproveite para relembrar um pouco do há de melhor por aqui.

As belas paisagens

Monumentos e paisagens estonteantes não faltam no Brasil. Das praias até o Cristo Redentor, todos os rios, lagos e cachoeiras, a imensidão dos Lençóis Maranhenses e a exuberante Floresta Amazônica: tudo isso é patrimônio brasileiro. Em recursos naturais, o país um dos mais ricos do mundo.

Comida típica

Em cada canto do país a multiplicidade de culturas se traduz na culinária. Não é à toa que, ao viajar para fora, um dos aspectos que mais traz saudades do Brasil é a comida: arroz e feijão, brigadeiro, açaí, pão de queijo, farofa, bolinho de chuva, acarajé, moqueca de camarão, vatapá e quindim são alguns exemplos – só para dar água na boca.

Música

Os brasileiros são criativos e cheios de alegria. É possível perceber isso por meio da arte musical. Da música popular brasileira (MPB), passando por ritmos como samba, forró, pagode, axé, sertanejo, arrocha, frevo e lambada, a miscelânea cultural aparece traduzida em canções alegres. 

Mesmo os ritmos mais atuais, a exemplo do funk, não deixam de expressar um pouco da diversidade que existe e se faz sempre presente. Não há como não encontrar algum que se encaixe no seu perfil

Vocação para ser feliz

O povo brasileiro é feliz por natureza: sorri para dar bom dia e para agradecer, mesmo quando a situação está difícil. Isso sem falar na receptividade, no gosto por dar festas e na capacidade de mostrar solidariedade.

Relembre o descobrimento do Brasil

Quando Cabral avistou o Brasil pela primeira vez achou que se tratava de um grande monte. Por isso, o nome inicial que o país recebeu foi Monte Pascoal. Depois que deixou o local em direção à Índia, porém, o explorador ficou na dúvida: seria uma ilha ou um continente? Ele optou por nomear as terras descobertas de Ilha de Vera Cruz.

Depois de outras expedições portuguesas que se seguiram, foi percebido que o Brasil era bem mais vasto do que o esperado. Assim, passou a ser chamado de Terra de Santa Cruz. Foi só em 1511, com a descoberta da árvore pau-brasil, que o país passou a ser nomeado conforme o conhecemos ainda hoje.

E você, como vai comemorar o descobrimento do Brasil? Deixe o seu comentário. Nada melhor do que aproveitar a data como uma forma de reflexão.