Bem-Estar > Motivação

Conheça 6 ferramentas essenciais para bricolagem

Por Redação Fortíssima 06/05/2016

Fazer consertos ou personalizações por conta própria pode não ser tão difícil quanto parece. Desde buracos na parede, azulejos quebrados e até mesmo uma repaginada naquele móvel velho que você estava pensando em passar adiante, tudo é possível com a bricolagem. O principal cuidado é contar com as ferramentas corretas.

Bricolagem tem várias motivações

Em tempos de orçamento apertado, realizar consertos ou trabalhos por conta própria pode ser uma alternativa e tanto.  Além de deixar a sua casa do jeitinho que você esperava, não é preciso perder tempo no aguardo de um profissional disponível. 

A bricolagem é a arte do faça você mesmo, basta ter as ferramentas corretas e procurar os tutoriais adequados. E acredite, eles estão disponíveis aos montes pela internet, seja em vídeo, fotografia ou texto.

Segundo um levantamento publicado na Academy of Marketing Science Review, são vários os motivos que levam uma pessoa recorrer à bricolagem. Muito mais do que a evidente economia de não precisar pagar por serviços, a lista inclui a ausência de produtos de qualidade e até mesmo a vontade de fazer tudo por conta própria.

bricolagem

Antes de começar, certifique-se de que você sabe o que está fazendo. Foto: iStock, Getty Images

Quais as ferramentas essenciais

Para os amantes da bricolagem, não basta apenas sempre estar de olho em novas técnicas e alternativas para consertos. Também é preciso contar com uma caixa de ferramentas bem equipada. Está começando? Saiba o que incluir na lista de compras.

Chave de fenda

É sem dúvida alguma um dos principais itens. Serve para uma infinidade de coisas, desde abrir latas de tinta até para colocar e retirar parafusos. Se possível, tente adquirir um jogo com diversos tamanhos e que contenha cabos confortáveis para o manuseio.

Martelo

Também é essencial e serve pra colocar pregos na parede – ou em qualquer outra superfície. Tente comprar um modelo com cabo confortável e não muito pesado, para facilitar o uso

Chave inglesa

Compre uma que seja ajustável e você não precisará ter várias com tamanhos diferentes. Elas são essenciais se a ideia é trabalhar com hidráulica e também para apertar ou soltar porcas – e parafusos, por consequência.

Fita métrica

Para quem vê a bricolagem como forma de redecorar ambientes, esse é um item indispensável. Seja para medir um cômodo da casa ou um móvel, o item vai ajudar você a não errar.

Nível

Quem está pensando em instalar prateleiras, quadros e até mesmo uma televisão em um suporte na parede não pode fazê-lo sem ele. O nível garante que todos esses objetos estarão perfeitamente retos.

Lanterna

Nem todos os lugares em que você vai trabalhar são iluminados. Por exemplo, se a ideia é consertar o vazamento de um cano que passa pelo armário da cozinha, a lanterna vai ajudar você a entender melhor o cenário e descobrir como resolver.

E aí, você também é um amante da bricolagem? Conte as suas experiências para a gente nos comentários.