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Carreira e maternidade: como conciliar

Por Flora Victoria 11/05/2016

Como equilibrar carreira e maternidade? A gestão do tempo eficaz contribui positivamente com as profissionais que são mães.

Muitas pessoas tendem a ver trabalho e família como aspectos conflitantes da vida – principalmente para a mulher. Conciliar a maternidade e a vida doméstica com as demandas de uma carreira e da ascensão profissional parece ser uma tarefa desgastante e praticamente impossível de ser realizada. Mas será mesmo que para ter sucesso em um desses aspectos da vida, o outro tem de ser sacrificado?

O trabalho e a família são tradicionalmente conceitualizados como duas esferas diferentes – e geralmente adversas – da vida. Por isso, acredita-se que tentar conciliá-los é uma fonte de estresse e de problemas físicos e emocionais. Contudo, uma série de estudos começa a questionar essa visão.

No livro Women at the Top (ou Mulheres no Topo, em tradução livre), as autoras Diane Halpern, que presidiu a American Psychological Association, e Fanny Cheung, da Universidade de Hong Kong, citam uma pesquisa feita pelo Families and Work Institute. De acordo com a pesquisa, profissionais que colocam uma ênfase maior no trabalho apresentam níveis de stress bem mais elevados do que aqueles que enfatizam trabalho e família. O mesmo ocorre com quem foca apenas na família.

Outros estudos indicam que, de modo geral, mulheres que possuem uma carreira estão menos sujeitas à depressão e a distúrbios emocionais do que as que não possuem. Conclusão: ao contrário do que se pensava, focar só no trabalho ou só na família desgasta mais do que conciliar carreira e maternidade. O desgaste elevado é provocado pela falta de planejamento e de gestão eficiente do tempo, falta de apoio no ambiente familiar e falta de motivação e objetivos de carreira. Em outras palavras, talvez não seja a tentativa de conciliar carreira e família que cause o desgaste, mas o modo de se fazer isso.

Encontrar formas mais eficientes de gerar esse equilíbrio certamente contribuirá para a redução do estresse, da ansiedade e do desgaste. Lidar de modo eficaz com a gestão do tempo, por exemplo, é um dos segredos das mulheres que conseguiram evoluir em suas carreiras e, ao mesmo tempo, manter uma vida pessoal e familiar gratificante e satisfatória.

Portanto, minha dica fundamental é: planeje atividades e compromissos e mantenha uma agenda para tirar o máximo proveito de seu tempo. Além disso, uma forma simples e eficiente de administrar o seu tempo consiste em seguir estas 4 etapas a seguir.

 

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Carreira e maternidade podem ser conciliadas com a gestão do tempo. Foto: iStock/GettyImages

 

Carreira e maternidade: como conciliar em 4 etapas

1. Defina suas prioridades: pergunte-se: o que é realmente importante para mim? Se você prestar atenção, vai reparar que, às vezes, a pressão do dia a dia faz com que a gente dê mais importância a alguns aspectos de nossa vida e deixemos de lado outros. E você quer evitar esse risco e viver de modo mais equilibrado, não quer? Então identifique as prioridades nos diferentes aspectos de sua vida.

2. Formule seus objetivos: o que você realmente quer atingir do ponto de vista profissional? Pessoal? Financeiro? Familiar? Social? Anote suas respostas e formule seus objetivos. Certifique-se de que eles sejam: realistas, viáveis, atingíveis com prazos determinados, alinhados às suas prioridades.

3. Elabore ações direcionadas: aqui você identifica as ações necessárias para atingir seus objetivos. Essas ações devem ser realizadas dentro de um prazo definido, e é por elas que você começa a planejar seu tempo. Para identificar as ações, pergunte-se: o que eu, e somente eu, posso fazer e que, se for bem-feito, fará uma grande diferença para a realização dos meus objetivos?

4. Encaixe as atividades rotineiras: depois de colocar em seu planejamento as ações necessárias para atingir seus objetivos, comece a encaixar as demais atividades da seguinte forma:

•    identifique as tarefas do dia a dia que você mesmo precisa fazer e delegue as que você não precisa;
•    verifique como otimizar o tempo gasto com tarefas rotineiras por meio de processos mais eficientes, delegação de partes da tarefa e/ou realocação de recursos.

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Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCoaching Training. Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania e master coach muito experiente, é especialista em Governança Corporativa, Gestão Empresarial e Comunicação e Marketing. Fundou também o Institute of Positive Coaching Research (IPCR). Atua como diretora educacional no grupo SBCoaching e é editora-chefe da Revista Científica Brasileira de Coaching.

 

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