Bem-Estar > Motivação

Dicas de economia: sua refeição fit de um jeito mais barato

Por Redação Fortíssima 26/08/2016

Nem sempre a falta de vontade é o obstáculo no caminho para uma vida mais saudável. Infelizmente, manter uma alimentação nutritiva pode acabar pesando no bolso. Parece familiar? Calma, nada que algumas dicas de economia não possam resolver.

Você pode conseguir melhorar a qualidade do cardápio e não ver o orçamento apertar. Quem garante isso é o nutricionista Breno da Silva Lozi. “Muitas vezes o salário do mês não aumenta tão rápido quanto os preços dos alimentos. Pior ainda se for estudante universitário e morar longe de casa”, reconhece.

Mas ele revela algumas sugestões pontuais para fazer refeições balanceadas, sem necessariamente gastar muito. Prepare-se para anotar as dicas.

dicas de economia na cozinha

Alimentação nutritiva não precisa pesar no bolso. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de economia em favor da saúde

Segundo Lozi, quem está em busca de uma alimentação equilibrada nutricionalmente, mas não quer investir muito, precisa ter atenção a alguns pontos. Veja quais são eles:

Planeje as compras e refeições

Planeje com tempo suas compras e dê preferência aos legumes e frutas comprados nas feirinhas de produtores, que costumam ter preço mais barato. Além disso, os alimentos tendem a ser mais naturais.

Respeite a sazonalidade dos alimentos

Compre legumes e frutas da estação e aproveite para adquirir alguns alimentos em quantidades maiores, que podem ser estocados por mais tempo. Assim, você aproveita os descontos. Só não vale desperdiçar.

Cultive sua própria horta

Desenvolva e cultive uma pequena horta com frutas, verduras e legumes em sua casa ou apartamento para reduzir os gastos com a compra desses produtos. Além disso, pode ser uma ótima terapia.

Não compre carnes preparadas

Opte por peças de carnes não preparadas, como as de galinha e gado, pois você mesmo poderá rechear a carneEsta prática também permite um maior controle sobre o nível de temperos no produto.

Além disso, vale lembrar que a carne não é a única opção de fonte de proteína. Ela pode ser substituída por outras alimentos proteicos até três vezes na semana, como ovos brancos ou de codorna.

Reaproveite a sobras

Coloque as sobras em recipientes com tampas e guarde no congelador. Vale fazer isso com sobras de carnes como as de peixe e algumas hortaliças, que podem ser úteis no preparo de sopas.

Nutrientes essenciais que não pesam no bolso

“Todos os nutrientes são extremamente importantes para bom funcionamento do nosso organismo”, lembra o nutricionista. Ele destaca que existem, inclusive, alguns alimentos que são fontes de substâncias essenciais na manutenção da saúde e que não são caros.

Eles são divididos em quatro categorias: vitaminas, sais minerais, aminoácidos e ácido graxo essencial (ácido linoleico). Confira os alimentos desses grupos e anote nas suas dicas de economia;

Vitamina D: queijos, ovos, carnes (fígado de boi e sardinha) e vegetais verdes escuros, como são os casos do brócolis, abacate e cogumelos

Vitamina B12: carnes vermelhas, frango magro, bife de fígado, leite desnatado e iogurte sem gordura

Potássio: banana, manga, abacate, melão, manga, tomate e leguminosas (feijão, ervilha e grão de bico)

Magnésio: castanhas-do-pará, amêndoas em geral, espinafre, grãos integrais, batata-doce, maçã, amendoim e chocolate amargo

Ferro: feijão, aveia, gema do ovo, aveia e aspargos

Ácido linoleico: ovos, leite, carne e derivados.

E aí, o que achou das dicas de economia? Deixe o seu comentário! É possível comer com saúde e não gastar muito, mas é preciso de planejamento.