Bem-Estar > Motivação > Slider Home

Endividada até o pescoço? Veja 5 dicas para sair do sufoco

Por Redação Fortíssima 21/05/2016

Perdeu o emprego, diminuiu a renda e de repente se viu endividada até o pescoço? Não é hora de desespero, embora a situação possa parecer das mais complicadas. Saiba que é possível sair dessa, mas são necessárias algumas mudanças importante no modo como você administra o orçamento. 

Devendo dinheiro? Muita gente também está

Um dos grandes reflexos da crise econômica do país é o aumento da inadimplência. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) existem 58 milhões de devedores no país, o que representa 39,21% da população entre 18 e 95 anos.

O não pagamento de contas inclui itens básicos do dia a dia. A pesquisa mostra que o aperto financeiro afetou até o pagamento de água e luz. Então vale lembrar que você não é a única. Muitas outras pessoas têm sofrido com os reflexos de um momento desfavorável. Mas nada de baixar a cabeça.

Com um pouco de planejamento finaceiro é possível sair dessa. É preciso focar no corte de gastos e melhorar a relação com o orçamento. Não se esqueça de que essa é uma situação passageira.

Endividada até o pescoço

Talvez esteja na hora de rever seus hábitos financeiros. Foto: iStock, Getty Images

O que fazer quando se está endividada até o pescoço

Você está nadando em dívidas e não sabe como fazer para pagá-las? Veja algumas maneiras capazes de ajudar a reduzir os débitos e melhorar a situação:

  1. Pare de criar novas dívidas

A maioria das pessoas não recebe uma educação sobre como lidar com dinheiro e viver dentro de suas possibilidades. Será impossível sair da dívida a menos que você treine seus hábitos financeiros. Por isso, evite fazer mais dívidas e fuja ao máximo do cartão de crédito.

2. Faça uma lista de suas dívidas

Agora faça uma lista com tudo o que você deve, incluindo as taxas de juros. Aquelas mais elevadas devem estar no topo da lista, para que sejam quitadas antes das outras. Isso evita que o montante final se torne ainda mais alto.

3. Crie um plano de gastos

Pegue um pedaço de papel, anote sua renda e todas as despesas que tem. Isso incluirá pagamentos mínimos em todas as suas dívidas. Olhe para o que precisa pagar e, em seguida, classifique elas em ordem de importância.

Confira os itens na parte inferior da lista e decida se você prefere tê-los ou ser financeiramente estável. O objetivo é criar um plano de gastos em que as despesas são menores do que o rendimento.

4. Fique longe das tentações

Todo mundo é tentado por algo. Pode ser o shopping, a loja online favorita ou até um restaurante predileto. Seja qual for, é melhor evitá-la completamente enquanto você está pagando dívidas.

5. Renda extra

Se ainda você quer acelerar o pagamento das dívidas, pode tentar conseguir uma renda extra. Se tem algumas habilidades como cuidar de crianças ou até mesmo cozinhar algo, essas são ótimas opções.

Você pode reunir alguns itens que, por um motivo ou outro, não usa mais e tentar vendê-los. É uma boa forma de conseguir dinheiro rápido para pagar dívidas.

E você, também também endividada até o pescoço? Já aplicou alguma das dicas? Compartilhe com a gente a sua situação.