Bem-Estar > Motivação

Chapada Diamantina encanta pelo folclore e paisagens

Por Redação Fortíssima 23/05/2016

A Chapada Diamantina, localizada na Serra do Espinhaço, na região central do estado da Bahia, conta com uma vasta Mata Atlântica, cânions, rios, cachoeiras e uma história baseada na exploração de jazidas de minérios. Mas não para por aí.

Você sabia que a região já foi coberta por um oceano? Esse local permaneceu assim até o choque das placas tectônicas, em que surgiram as profundas fendas que podem ser vistas atualmente. Ou seja, atrativos para conhecer esse lugar não faltam. Então, que tal viajar para o coração da Bahia e desbravar essas belezas naturais de perto?

Conhecendo a Chapada Diamantina em 7 dias

O ideal é que uma viagem para a Chapada Diamantina possa durar cerca de sete dias. É o tempo necessário para ver cada detalhe com calma e apreciar a paisagem sem pressa. Vamos descobrir o que esse lugar tem para oferecer aos seus visitantes?

1º dia

Você pode ir à cidade de Lençóis, onde se localiza o Parque Nacional da Chapada Diamantina, por transporte aéreo ou rodoviário. A cidade conta com um único hotel cinco estrelas, mas diversas outras opções menos sofisticadas. Em seu primeiro dia, é possível visitar o Morro do Pai Inácio, considerado um dos cartões-postais da região.

2º dia

O primeiro local a ser visitado é o Rio Mucugezinho, onde é possível conhecer a cachoeira do Diabo, com 22 metros de queda, considerada a maior da região. Para quem deseja descansar, nesse local encontra-se um lago próprio para banho e, para os mais aventureiros, é possível praticar rapel em várias quedas d’água.

3º dia

Hora de visitar o Vale do Capão. Nessa região é possível fazer uma trilha de seis quilômetros e chegar ao topo da cachoeira da Fumaça, que tem uma queda d’água com 340 metros. No caminho de volta, não deixe de passar pela cachoeira do Riachinho, que tem 20 metros de altura.

4º dia

Em sua visita não poderá faltar uma caminhada pelos Gerais do Vieira e Rio Preto, localizados no Vale do Pati, considerado um dos mais belos do Brasil.

5º dia

No extremo sul do parque, esconde-se a cachoeira Buracão, com uma queda d’água de 80 metros que encanta os turistas. Depois de visitá-la, que tal voltar ao passado? Na histórica de cidade de Mucugê, é possível fazer um tour a pé e observar o conjunto arquitetônico colonial e o Cemitério de Santa Isabel, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

6º dia

Se interessou pela época do garimpo que a região viveu? A cidade de Igatu é o próprio museu a céu aberto desse período e também foi tombada pelo IPHAN.

7º dia

Não se pode ir até a Chapada e não conhecer o Poço Encantado, no município de Itaetê. O local tem água cristalinas alimentadas por um lençol freático e formações rochosas de estalactites, onde é permitido banho e flutuação.

Chapada Diamantina

As belezas da Chapada Diamantina encantam os turistas. Foto: iStock, Getty Images

Descobrindo o Festival  de Inverno de Lençóis

A Chapada Diamantina vai muito além do turismo ecológico e histórico. O Festival de Inverno de Lençóis faz parte do calendário cultural brasileiro durante as épocas mais frias e reúne artistas da música popular brasileira (MPB), desenvolvimento sustentável e arte.

O evento acontece entre os dias 9 e 11 de outubro e reúne as mais diversas manifestações culturais em um só lugar. Dança, teatro e oficinas estão sempre presentes e fazem a alegria de quem visita o evento. 

E aí, pronto para viajar para a Chapada Diamantina? Aproveite e compartilhe o artigo com os seus amigos, quem sabe algum deles também topa a viagem.