Motivação

Evite dar vexame na festa da virada: dicas ajudam na missão

Por Redação Fortíssima 28/12/2015

Poderia ser a maior festa do ano, uma noite para recordar na qual você faria festa até amanhecer. Só que tudo saiu errado e você deu um vexame que jamais vai esquecer. Para evitar uma situação dessas é preciso ter alguns cuidados ao celebrar o Ano Novo, principalmente com a quantidade de álcool ingerido.

vexame istock getty images doutíssima

Ideal é redobrar os cuidados e evitar o exagero de bebidas alcoólicas para não dar vexame. Foto: iStock, Getty Images

Cuidado com o excesso de bebida

Os feriados de final de ano são uma das épocas em que as pessoas mais consomem álcool – e não à toa são as festas que registram os maiores índices de acidentes. É o que indica um estudo publicado na revista espanhola Acciones y Investigaciones Sociales, que comparou a ingestão de bebidas alcoólicas nesse período com outros ao longo do ano.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Finnish Foundation for Alcohol Studies comprova que em fins de semana e momentos de celebração as pessoas são mais propensas a comprar álcool. Esse levantamento mostra ainda que nesses períodos há ainda aumento de mortes pela ingestão excessiva de bebida.

Independentemente se você é homem ou mulher, ao beber deve fazê-lo de forma responsável. Segundo um estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Maryland e Loyola, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de lesões e também prejudica a habilidade de cura do corpo.

Provavelmente você não terá problema algum se ingerir uma taça de vinho. Todavia, todos sabem que o consumo de quantidades excessivas de álcool pode levar à tomada de más decisões – ou seja, é preciso moderação.

Como evitar dar um vexame nas festas de final de ano

Muitas pessoas têm dificuldades de controlar a ingestão de álcool. Nessas festas de fim de ano, o ideal para elas é redobrar os cuidados quando já estão um pouco alteradas. Veja algumas coisas com as quais você deve se preocupar para não dar um vexame na frente de familiares e amigos:

  • Dirigir embriagado

Nesse caso você não está arriscando apenas sua própria vida, senão também a dos outros. Certifique-se de pegar um táxi de volta para casa ou ter um amigo sóbrio para conduzi-lo.

  • Redes sociais

Evite postar fotos nas redes sociais. Lembre-se que ao beber você perde suas inibições e por isso é capaz de publicar qualquer coisa – até mesmo aquelas que podem causar muitos problemas no dia seguinte.

  • Mensagens de texto

Procure não iniciar conversas quando você está bêbado. É bastante provável que você venha a falar mais do que devia – principalmente se está conversando com uma pessoa na qual tenha um interesse a mais.

  • Flertar

Busque não o fazer com estranhos. É possível que você lamente ações desse tipo na manhã pós-bebedeira. Tenha consciência de que o álcool é capaz de levá-la a tomar decisões erradas.

  • Ex

Fique longe dele ou dela. Muitas pessoas estão altamente emocionais no fim de ano e ligar para o ex parece a solução perfeita. Resista à tentação, já que do contrário é possível que você acabe anulando quaisquer chances de reatar o relacionamento.

  • Discussões

Se você bebeu um pouco além da conta procure não entrar em discussões. É comum nesse estado pensar que quem discorda de você está cometendo um crime. Acredite, esse não é o momento de fazer justiça. Seja qual for o assunto procure não argumentar, já que isso pode virar um grande vexame.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!