Movimentar o corpo é uma premissa básica para quem deseja perder peso. Mas isso não significa que você tenha de frequentar a academia diariamente. Nos dias em que não tiver disponibilidade, vale apostar em exercícios para emagrecer em casa. O importante é manter a dedicação e eliminar calorias.
Em casa, a dica é apostar em movimentos fáceis e de simples execução – afinal, você não terá um educador físico por perto para fazer a orientação. Se o objetivo é acelerar a queima de gordura, potencializar o emagrecimento e trincar o abdômen, o ideal é usufruir de exercícios rápidos.
Veja 3 exercícios para emagrecer em casa
Para fazer treinos rápidos e que queimam muitas calorias não é necessário ter uma esteira à disposição. Vale lançar mão de alguns movimentos do treino funcional, que usam somente o corpo e ajudam o organismo a permanecer acelerado mesmo depois da atividade física. Confira quatro deles:
Saltos e agachamentos
A combinação de saltos e agachamentos proporciona excelentes resultados para a queima de gordura e a tonificação da musculatura das pernas e do bumbum. O ideal é estruturar as séries de acordo com o seu condicionamento.
Comece com menos repetições e aumente gradativamente. Para realizar o movimento, basta fazer o agachamento – dobrando as pernas em um ângulo de 90 graus – e impulsionar o corpo para cima, com um salto, para completar o exercício.
Burpee
Composto por agachamento, flexão de braços e salto vertical, o burpee é um exercício aeróbico perfeito para quem busca o emagrecimento. Comece o movimento em posição de agachamento, com as mãos apoiadas no chão.
Em seguida, jogue as pernas para trás e volte para a posição de agachamento, finalizando com um salto e levantando os braços para cima. Quanto mais rápida a execução, maior a intensidade.
Polichinelos
Exercícios estruturais básicos, os polichinelos são simples e fáceis de executar, além de oferecerem ótimos resultados. Comece dobrando os joelhos e saltando. Enquanto estiver no ar, abra as pernas na largura dos ombros e jogue os braços para cima. Retorne à posição inicial e repita.
Dicas para potencializar o emagrecimento
Se você faz exercícios para emagrecer em casa e na academia, mas os resultados estão demorando a aparecer, pode ser hora de rever alguns hábitos de vida. Uma delas é dormir pouco. O corpo precisa da recuperação para fazer as adaptações metabólicas que os treinos promovem.
Se você não faz o repouso de forma correta, certamente está prejudicando seus resultados. O mesmo vale para a alimentação, que precisa ser regrada. Ficar atento à quantidade de calorias ingeridas é importante não só para quem quer emagrecer, mas para qualquer pessoa que deseja manter uma dieta equilibrada.
Por isso, o mais indicado é buscar a orientação de um especialista em nutrição. Outra dica é não exagerar no treino. Se engana quem pensa que é preciso repetir exaustivamente os exercícios para ter bons resultados.
Fazer menos exercícios e séries, diminuindo o tempo de treino, pode ajudar você a realizar as atividades com mais intensidade. Assim, a possibilidade de perder peso e reduzir medidas aumenta, já que isso impactará em um metabolismo mais acelerado.
E aí, anotou os exercícios para emagrecer em casa? Compartilhe o artigo!