Clínica Geral > Saúde

Identifique os tipos de dor de cabeça e viva melhor

Por Redação Fortíssima 02/07/2016

Existem diversos tipos de dor de cabeça e cada um deles indicam alguma tensão ou desiquilíbrio específico. Saber identificar as causas é a melhor maneira de encontrar o tratamento certo e aliviar as sensações desagradáveis. Porém, não pense que apenas um medicamento pode trazer a sua qualidade de vida de volta.

Conheça 3 tipos de dor de cabeça

Os sintomas são os detalhes que diferenciam os tipos de dor de cabeça e seus tratamentos. Com diversas causas e agravantes, as crises extremamente desconfortáveis e incapacitantes podem ser eliminadas de sua vida.

Enxaqueca

 

Características: a dor é sentida apenas na metade da cabeça. Pode ter seus sintomas piorados ao praticar atividades físicas. Alguns afetados ainda podem apresentar enjoos, vômitos e grande sensibilidade à luz e barulhos.

Causas: estresse elevado, poucas horas de sono, batidas de cabeça e consumo de alimentos como chocolates, derivados do leite, laranja ou lanches gordurosos. Alguns medicamentos também podem agravar as dores.

Tratamento: os sintomas podem ser atenuados com o descanso. Pode necessitar o uso de medicamentos em casos mais graves.

Cefaleia tensional

Características: as principais reclamações são pressões na parte de traz da cabeça.

Causas: problemas psicológicos como depressão e ansiedade podem influenciar nas dores. Indivíduos estressados, com muitas tarefas e dificuldade para dormir também são afetados.

Tratamento: remédios analgésicos ou anti-inflamatórios.

Cefaleia em salvas

Características: é forte e surge apenas em um dos lados da cabeça. A sensação também pode ser identificada no fundo dos olhos. Costuma ser vista em crises de aproximadamente três horas. Outros sintomas são lacrimejamento e congestão nasal.

Causas: ainda não descobertas.

Tratamento: alguns remédios são recomendados para prevenir as crises. Outros medicamentes potentes podem ser administrados para o alívio das dores.

Tipos de dor de cabeça

A dor de cabeça tensional pode prejudicar a sua efetividade no trabalho. Foto: iStock, Getty Images

Quando se preocupar?

Os tipos de dor de cabeça sempre devem ser investigados por um médico. Alguns traços são extremamente preocupantes e devem ser levados em conta para o diagnóstico da doença. Em alguns casos, as crises podem significar algum problema mais graves.

É o caso da dor súbita, que surge rapidamente e é bem intensa. Pode indicar o rompimento ou dilatação de alguma artéria. Fique atento ainda à dor com sintomas neurológicos. Está com dificuldade para enxergar, se movimentar ou pensar? Vá ao médico.

Essa dor de cabeça pode ser causada por diversos fatores preocupantes à saúde, como tumores, AVC, hemorragias e trombose. Preocupe-se ainda com a dor que aparece junto a sintomas de infecção, como febre, enjoos, vômitos, dores pelo corpo e manchas. Os indícios podem apontar para quadros inflamatórios como meningites, sinusites e até dengue.

E aí, aprendeu a diferenciar os tipos de dor de cabeça? Deixe o seu comentário!