Exercícios > Fitness > Slider Home

Exercícios físicos na piscina para manter a forma no verão

Por Tatiana Barros 02/01/2017

Manter a rotina de atividades físicas com as altas temperaturas do verão tende a ser um verdadeiro desafio, especialmente para quem está acostumado a se exercitar nas academias. E para amenizar o calor e continuar a manter a forma no verão, que tal apostar nos exercícios físicos na piscina?

Confira algumas das principais tendências de exercícios físicos na piscina. (Foto: Istock)

Confira algumas das principais tendências de exercícios físicos na piscina. (Foto: Istock)

Os melhores exercícios físicos na piscina

Para que a prática de atividades físicas seja algo prazeroso até mesmo nos dias mais quentes, diversas academias oferecerem aulas executadas dentro d’água. Ficou curioso para saber que exercícios são esses? Confira abaixo algumas das modalidades que prometem ser hit nesta temporada:

Spinning aquático

Pedalar dentro da piscina é uma das tendências fitness. As academias utilizam bicicletas à prova d’água, no modelo das usadas em aulas de spinning tradicional. É possível regular a pressão e a velocidade, dividindo a aula em pedaladas contínuas, com intervalos ou no formato circuito. É indicado para quem tem problema nos joelhos, já que o impacto sobre as articulações é quase nulo. A prática confere ainda condicionamento aeróbico, força, perda de gordura abdominal e resistência dos membros inferiores.

Pilates na piscina

O tradicional pilates é conhecido por trazer diversos benefícios para o corpo e a mente. A versão aquática é voltada para atividades de alongamento e relaxamento, buscando conferir uma maior consciência corporal. Os exercícios trabalham o equilíbrio, a flexibilidade e o fortalecimento muscular. O ideal é que a temperatura da água seja em torno dos 30 graus.

Cama elástica

Essa é uma modalidade da hidroginástica, que consiste em movimentos em cima de um minitrampolim ou cama elástica, dentro da piscina. Os exercícios trabalham o equilíbrio e fortalecem os membros inferiores. Para quem busca um exercício seguro, esta é uma ótima opção, já que o praticante não corre o risco de cair e se machucar.

Esteira aquática

A esteira na piscina já virou um clássico, uma vez que foi um dos primeiros equipamentos a ser adaptado para a água. Nesta versão, há uma considerável reduzida no impacto, ajudando as articulações. O praticante pode controlar tanto a velocidade, quanto a inclinação. A esteira aquática busca o condicionamento aeróbico e o fortalecimento dos membros inferiores.

Hidroginástica turbinada

Essa é uma hidroginástica revisitada. Na modalidade, são utilizados equipamentos como elásticos, bolas, palmas e flutuadores para aumentar a intensidade dos movimentos, assemelhando-se à musculação. Como os exercícios contam com a resistência da água, há um maior esforço, o que garante um fortalecimento mais rápido dos músculos.

Ring aquático

Modalidades de luta, como boxe, o tae-kwon-do e o jiu-jitsu, foram adaptados para a piscina. Os mesmos exercícios da versão convencional são realizados, contando com a resistência da água.

Gostou dessa alternativa de exercícios físicos na piscina? Lembrando sempre que antes de iniciar qualquer prática é fundamental fazer uma avaliação médica e contar com o auxílio de um profissional durante as atividades. Para saber mais dicas fitness, não deixe de acompanhar o nosso site!