Zen

Saiba como preparar 3 banhos de ervas para relaxar

Por Redação Doutíssima 27/02/2015

Trânsito, trabalho, família e tarefas domésticas desgastam muito. Por isso, você pode ficar sobrecarregada. Então, nada melhor que aprender a preparar alguns banhos de ervas para relaxar após um dia agitado e cheio de compromissos.

banhos de ervas

Ervas possuem propriedades que aliviam os sintomas de estresse do dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar banhos de ervas

Veja como preparar alguns banhos de ervas que ajudarão você a relaxar e aliviar a tensão.

1. Banho de erva para relaxamento muscular

Para esse, você precisará de alecrim e angélica. O alecrim combate a tosse, gripe, contusões e estresse. Já a erva angélica diminui dores dorsais, de cabeça, cólicas, ansiedade e é usada até em tratamentos para depressão.

Ingredientes:

5 colheres (sopa) de folhas de alecrim

2 litros de água

5 colheres (sopa) de folhas de angélica

Modo de Preparo:

Coloque, para ferver, dois litros de água com o alecrim e angélica por, aproximadamente, dez minutos. Coe e misture na água da banheira.

2. Banho de erva para insônia

O nível de estresse elevado pode provocar insônia e os banhos de ervas podem solucionar o seu problema.

Ingredientes:

5 colheres (sopa) de capim-limão

2 litros de água

5 colheres (sopa) de flores de camomila

O capim-limão, também conhecido como capim-cidreira ou capim-santo tem propriedades medicinais que combatem dores reumáticas, tendinites e ansiedade.

Modo de Preparo:

Coloque, para ferver, dois litros de água com o capim-limão e as flores de camomila. Coe e misture na água da banheira e aproveite o banho.

3. Banho de erva para cansaço mental

Algumas vezes, a estafa mental é tão grande que acarreta dores musculares, dores de cabeça e até desconfortos gastrointestinais. Nesses casos, banhos de ervas podem auxiliar na diminuição desses sintomas.

Ingredientes:

5 colheres (sopa) de folhas de eucalipto

5 colheres (sopa) de folhas de flores de lavanda

2 litros de água

O eucalipto é utilizado em tratamentos de dores musculares, gripes, resfriados, reumatismo e pode ser usado como antisséptico.

Modo de Preparo:

Coloque os 2 litros de água para ferver com as folhas de eucalipto e as flores de lavanda por, aproximadamente, 10 minutos. Após esse processo, coe e misture na água da banheira.

Dicas para preparar banhos de ervas

Se você não tem uma banheira, pode fazer pacotes de ervas e prender no chuveiro. Dessa maneira, tomaria banhos de ervas sempre que fosse realizar sua higiene pessoal.

Para fazer os pacotes de ervas ,você deve utilizar tecidos porosos, para que a essência da erva escolhida passe e caia diretamente no seu corpo. Depois, é só amarrar no chuveiro.

É recomendado realizar o banho de ervas, pelo menos, uma vez por semana para que os banhos atuem como uma terapia.

Ylang-Ylang, flor de laranjeira e gengibre são ervas com propriedades revigorantes e podem ser usadas nos banhos. Preste atenção na origem das plantas. Cuidado com a utilização de agrotóxicos.

Se for utilizar óleos essenciais, você pode colocar algumas gotas na esponja de banho e espalhar diretamente na pele. E se o banho for na banheira, deve colocar dez gotas do óleo essencial de sua escolha e desfrutar do banho. O importante é procurar formas de relaxar e diminuir os níveis de estresse.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!