Cabelos

Ter um cabelo perfeito exige dedicação. Conheça os principais cuidados

Por Redação Doutíssima 25/08/2014

Sempre nos perguntamos como algumas mulheres conseguem manter o cabelo perfeito, bonito e saudável. Muitas vezes associamos a saúde dos cabelos aos produtos caríssimos disponíveis no mercado estético – mas será que são apenas eles que podem garantir um cabelo perfeito?

A resposta é simples e definitiva: não. Ter um cabelo saudável e, consequentemente, brilhoso, sedoso e sem pontas duplas ou frizz é questão de pequenos cuidados que devemos ter no nosso dia a dia. Não existe uma fórmula mirabolante. Precisamos apenas mudar alguns hábitos. Por isso, veja alguns deles.

cabelo-perfeito

Pequenos cuidados no dia a dia são necessários para ter um cabelo perfeito. Foto: Shutterstock

O que fazer para ter um cabelo perfeito?

Cuidado 1: Shampoo com moderação

Um dos grandes segredos de um cabelo perfeito é lavá-los apenas duas a três vezes por semana. Lavar os cabelos todos os dias pode retirar a umidade natural do cabelo. Para controlar a oleosidade, procure passar menos a mãos nos cabelos e procure sempre usar shampoos neutros para limpar o cabelo mais profundamente.

Cuidado 2: Procure sempre trocar os seus produtos de cabelo

Muitas das mulheres com lindos cabelos dizem que o seu segredo é mudar o seu shampoo e condicionador frequentemente. Por isso, quando o seu cabelo está sem vida, talvez uma mudança na escolha dos seus produtos capilares pode ser a solução para melhorar o seu aspecto. Além disso, procure ter sempre produtos de hidratação, restauração e nutrição capilar e sempre intercale o uso de cada um deles. Isso porque os cabelos possuem diferentes necessidades e, muitas vezes, apenas um produto não consegue supri-las.

Cuidado 3: Atenção extra na escovação

Já percebeu quantos fios de cabelo caem durante a escovação? Este número pode ser ainda maior quando escovamos os cabelos secos. Por isso, evite a escovação excessiva dos cabelos. Muitas vezes, podemos conseguir o mesmo resultado apenas usando os dedos das mãos.

Cuidado 4: Deixe o seu cabelo secar naturalmente

Um cabelo brilhante, saudável e forte não gosta do calor. Então, as mulheres que mantêm o cabelo perfeito evitam o uso do secador. Isso porque se o seu cabelo está saudável e bonito, não precisa do secador para domá-lo, não é mesmo? Mas se mesmo assim você precisa do secador, ou tem um compromisso e não pode sair com o cabelo molhado, procure usar apenas o necessário. Pode parecer impossível ficar sem o secador no início, mas aos poucos você vai perceber que não precisa mais dele.

Cuidado 5: Corte as pontas regularmente

A maneira mais fácil de se livrar das pontas duplas é, naturalmente, cortá-las. Talvez seja por isso que para manter o cabelo perfeito é preciso cortar os cabelos religiosamente. Procure seu cabeleireiro a cada 2 meses e tire apenas as pontinhas, o que irá garantir fios mais saudáveis.

Cuidado com a tintura ajuda a manter o cabelo perfeito

Cuidado 6: Mude a cor somente quando necessário

Um dos maiores fatos sobre o cabelo é que as tinturas e descolorações podem deixar os fios fracos e quebradiços. Mas se você gosta de mudar e não abre mão da mudança da cor, procure não fazer frequentemente. Além disso, depois de um processo de tintura ou descoloração, procure fazer uma manutenção adequada para evitar retoques antes do necessário.

Cuidado 7: Coma bem

Uma dieta saudável, rica em vitaminas e nutrientes, pode lhe proporcionar um cabelo lindo. Por isso, procure comer alimentos que fazem bem para os seus fios e, assim, contribuir para a sua saúde. Como por exemplo o feijão, que possui aminoácidos que podem contribuir para o crescimento e fortalecimento dos cabelos, e a biotina presente na soja, que evita que os fios fiquem quebradiços.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!