Beleza > Cabelos

Aprenda como se livrar dos cabelos arrepiados no frio

Por Redação Fortíssima 07/05/2016

Chuva, sol, vento e umidade: não é só na sua saúde que as alterações climáticas têm influência. A aparência de suas madeixas também é afetada diante dos fatores externos. O resultado mais comum são cabelos arrepiados, com frizz e rebeldes.

Se você se irrita só de pensar nos pequenos fios indomáveis, vale ficar por dentro de algumas dicas práticas para driblar o incômodo no visual – principalmente com a chegada das temperaturas mais frias

Causas para os cabelos arrepiados

Para entender quais são as melhores formas de se livrar definitivamente do frizz, é importante também compreender as causas que permeiam esse probleminha estético. Inicialmente, vale mencionar que os cabelos porosos, secos e desidratados são mais propensos ao incômodo.

É por isso que tinturas, chapinha e secador em excesso podem desalinhar os fios. No inverno, o clima também é outro fator que contribui para a desordem nas mechas. A combinação de vento, umidade e clima seco favorecem a desidratação dos fios. A baixa temperatura também culmina em banhos mais quentes e longos, que podem ressecar mais as madeixas.

É por isso que o ideal é preparar os fios antes mesmo da chegada do inverno. Em outras palavras, a hora é agora: vale investir mais na hidratação e no fortalecimento das madeixas, para que elas estejam totalmente blindadas contra os fatores agressivos da estação. Como fazer isso? É o que você confere a seguir.

cabelos arrepiados

Cuidados com a hidratação evitam frizz. Foto: iStock, Getty Images

Como driblar o frizz

Já que frizz é sinônimo de fios porosos e enfraquecidos, a principal forma de evitar o problema é fortalecer os cabelos. O primeiro passo é contar com o auxílio de produtos de qualidade, fundamentais na limpeza e na blindagem das mechas.

Use e abuse dos cremes para pentear, condicionadores e cosméticos como leave-in, sérum, cremes anti-frizz e finalizadores. Eles ajudam a criar uma barreira protetora nos fios, tanto contra o calor do secador de cabelos quanto para as intempéries do tempo, como vento e chuvas.

É importante dar preferência também a produtos que não contenham álcool. Outra dica para passar longe do frizz no inverno é aumentar o intervalo entre as lavagens dos fios. Já que a tendência é que eles fiquem naturalmente mais secos, é fácil segurar o look sem oleosidade por mais tempo. Além disso, o shampoo seco está aí para ajudar.

Assim, ao invés de lavar diariamente os cabelos, tente reduzir o número de vezes para três ou quatro na semana. Outra sugestão para evitar a quebra das madeixas é substituir escovas de cabelo por pentes com dentes largos de metal, que não favorecem a quebra.

Sempre que possível, deixe que os cabelos sequem naturalmente e dispense o uso do secador. Para isso, retire bem o excesso de água com a toalha após o banho. Quando o assunto é frizz, todos os tipos de cabelo demandam os mesmos cuidados, considerando que as causas do problema são as mesmas.

Por isso, sejam os seus fios ondulados, crespos ou lisos, vale recorrer às dicas mencionadas. E você, como cuida dos cabelos arrepiados? Conte para a gente.