Amor e Sexo > Relacionamento

É só amizade: veja sinais de que ele só quer ser seu amigo e mais nada!

Por Francine Costanti 23/04/2020

Sabe quando você percebe que está muito próxima e íntima de um amigo e, por isso, acaba percebendo que está gostando dele além da conta? Pois é! Pode ser apenas amizade! Isso acontece com bastante gente, porque a convivência nos faz ficar mais ligados às pessoas que nos dão atenção. 

Só que, em alguns casos, essa paixão pode parecer algo extremamente complicado e, na maioria das vezes, as pessoas não sabem como lidar com esse novo sentimento. Mas fique tranquila, com algumas dicas é possível sair dessa situação da melhor maneira possível. 

Para tirar as suas dúvidas sobre o assunto, conversamos com o Dr. Yuri Busin, psicólogo e doutor em neurociência do comportamento, que fala sobre alguns sinais que podem indicar que o outro só quer mesmo ser seu amigo, nada mais do que isso. Veja o papo: 

Convivência e intimidade para fazer você sentir atração por um amigo. Foto: iStock

Fortíssima: Por que amigos próximos tendem a se apaixonar?

Dr. Yuri Busin: Isso é algo comum de se acontecer, uma vez que com amigos as pessoas ficam muito íntimas, torcem uma pela outra, choram juntas, são elas mesmas, possuem essa liberdade. Essas características são as mesmas que muitas vezes se espera de um relacionamento, em termos gerais: cumplicidade e liberdade. E, quando isso ocorre, as pessoas podem se confundir entre uma amizade e um amor.

Além disso, um grande amor também é um grande amigo. Vale lembrar aqui que não necessariamente uma amizade não pode se tornar um amor e vice-versa!

Namoro ou amizade: confira 6 sinais para descobrir

Quando o homem convida mais pessoas para um programa, é um sinal de que só quer amizade?

Não, algumas vezes ele quer integrar você com algumas pessoas com que ele se relaciona. Pode até mesmo ser um sinal muito interessante de confiança, já que você estará entrando no círculo social dele. Porém, nada é uma regra, então sempre análise caso a caso.

Se ele não se mostra interessado em mim, significa que não quer algo sério?

Acho que se a amizade é forte isso não aconteceria, pois seria uma relação mais superficial se ele agisse desta forma. Então, aqui se diferencia bastante se é um interesse em um amigo ou um conhecido.

É sinal de desinteresse quando só eu tomo a iniciativa para convites?

Algumas vezes, sim! Acho que vale sempre olhar como ele se comporta em outras situações semelhantes. Alguns homens podem ter mais dificuldade de tomar atitudes, outros não. E, até mesmo, podem ter muitas dificuldades de interpretar que a moça tem algum interesse neles e ficam com medo de perder a amizade ou serem rejeitados.

E se ele me pede conselhos amorosos?

Não necessariamente é um sinal de que só quer ser seu amigo. Alguns homens não conseguem falar diretamente sobre o tema. Porém, é muito válido analisar sempre mais de uma coisa que acontece e não eventos isolados Nesses momentos, tente buscar uma resposta. Acho interessante, uma hora ou outra, você conversar sobre os seus sentimentos com ele.

Como saber se ele está afim de você? Veja 8 sinais claros

Como agir diante da paixão não correspondida?

Infelizmente nem sempre conseguimos ter aquela pessoa pela qual nos apaixonamos e isso é comum. É interessante começar a pensar em abrir um pouco seus horizontes e buscar novos amores. Pode não parecer fácil, porém tudo começa com um ato voluntário de comportamento, algo que você começa a pensar e vagarosamente pode ir agindo.

Devo me abrir para a pessoa? 

Acho extremamente interessante o diálogo sobre isso, uma vez que isso pode ajudar a alinhar as expectativas. Contudo, esta conversa deve ser honesta e entender que não necessariamente ela será correspondida, mas a amizade não precisa acabar, talvez ela mude um pouco, mas não acabar.

Posso fazer alguém se apaixonar por mim?

O amor é algo imprevisível e não extremamente planejado. Acredito que as pessoas se apaixonam naturalmente, então seja você mesma e deixe as coisas fluírem. Mas lembre-se: tudo tem o seu limite e cabe a você saber qual é o seu.