Amor e Sexo > Sexualidade

Himenoplastia: como funciona a cirurgia de reconstrução do hímen

Por Francine Costanti 25/05/2020

A falta de autoestima na hora do sexo pode ser um grande incômodo para algumas mulheres, que se sentem envergonhadas com a aparência da vagina. Por isso, foi criada a himenoplastia, cirurgia plástica capaz de reconstruir o hímen e a mulher volta a ser virgem, como se nunca tivesse passado pela experiência da primeira vez.

São mulheres que, após o parto, sentem que a vagina sofreu um “alargamento” e, por isso, podem até perder o prazer durante o sexo. Em outros casos, elas se submetem ao procedimento para que repitam a experiência da primeira vez da maneira que imaginam. 

Ficou curiosa para saber como funciona a cirurgia de reconstrução do hímen? Veja o papo que tivemos com o Dr. Wendell Uguetto, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com formação pela USP e membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein.    

Fortíssima: O hímen da mulher se rompe apenas na primeira relação sexual?

Dr. Wendell Uguetto: Em mais de 99% dos casos o hímen é rompido através do ato sexual, que pode ser decorrente da penetração do órgão genital masculino, ou através da introdução de dedos e ou objetos no introito vaginal. Em casos raros a rotura precoce do hímen pode ser decorrente da prática de atividades físicas ou até decorrente de traumas na região como por exemplo quedas do tipo a cavaleiro.

Quais são os principais motivos da procura pela himenoplastia?

Na grande maioria das vezes a primeira relação sexual da mulher é bem diferente daquilo que ela sempre idealizou, o que deveria ser um momento muito especial acaba sendo traumático, constrangedor e nada prazeroso. Assim, nestes casos, a reconstrução do hímen possibilita ter a primeira relação sexual como ela sempre imaginou. 

São esposas que querem apimentar a relação. Também existem mulheres que vão casar novamente e fazem a cirurgia para perder a virgindade na lua de mel, entre outras situações. Existem outras situações em que houve violência sexual ou até mesmo por questões religiosas.

Mulher em consulta para saber mais sobre o corrimento vaginal.

Inúmeros motivos fazem as mulheres optarem pela cirurgia de himenoplastia. Foto: iStock

A cirurgia pode ser feita por todas as mulheres?

As contraindicações absolutas são aquelas pacientes que não têm condições clínicas e cardiológicas de fazer qualquer outro tipo de procedimento cirúrgico. Infecção no local e presença de tumores também contraindicam a cirurgia.

Uma outra peculiaridade é quando a mulher apresenta um hímen complacente, ou seja, é um hímen que apesar das relações sexuais não se rompe, e pelo fato de não estar rompido, não tem como ser reconstruído.

Tirando essas situações qualquer mulher que tenha acima de 18 anos e já tenha perdido a virgindade pode fazer o procedimento.

Confira tudo o que você precisa saber sobre sexo com dor

O procedimento é doloroso? Há anestesia local ou geral?

A cirurgia pode ser feita com anestesia local e sedação, raquianestesia ou anestesia geral. Tem duração de aproximadamente 30 minutos. A região genital feminina pode ficar um pouco inchada, mas dor é rara. Nos três primeiros dias pode haver um leve sangramento.

A mulher pode fazer (na mesma cirurgia) a reconstrução dos grandes e pequenos lábios?

Neste mesmo procedimento a pessoa pode também fazer outros procedimentos de estética vaginal, como ninfoplastia que é a retirada dos pequenos lábios ou outros procedimentos cirúrgicos também como lipoaspiração, colocação de prótese silicone ou outros procedimentos.

Em quanto tempo a mulher está recuperada e pode voltar a ter relações sexuais? 

A mulher está liberada para ter relações sexuais 20 dias após o procedimento. Ela pode voltar a trabalhar, a dirigir e a fazer atividades físicas no dia seguinte ao procedimento.

Conheça mitos e verdades a respeito do hímen complacente

Na primeira relação, após a cirurgia, o hímen já é rompido novamente?

Na próxima relação sexual este hímen reconstruído será rompido novamente. Pode ser que ocorra sangramento nesta relação sexual ou não, da mesma maneira que esta relação sexual pode ser um pouco dolorosa ou também não.

O procedimento é permanente?

Himenoplastia é um procedimento que vai durar até a próxima relação sexual. Havendo o desejo de uma nova reparação ao longo da vida, este procedimento pode ser refeito a qualquer momento pela mulher que deseja ter seu hímen intacto novamente.