A onicofagia nada mais é do que o “ péssimo” hábito de roer unhas ou em alguns casos, roer peles e até mesmo pedaços dos dedos e ainda digo mais, pode ocorrer com as unhas, peles e dedos dos pés.
A onicofagia está normalmente associada a aspectos psicológicos, como uma válvula de escape para o estresse. Ela se instala em pacientes das mais diversas idades.
Não vou entrar muito no que diz respeito a aspectos gerais da onicofagia devido não ser meu papel. Vou falar mais especificamente de problemas que a onicofagia pode causar na cavidade bucal ou através dela.
Saiba mais sobre: acabe com seu medo de dentista
O que esse hábito pode causar de problemas?
- Transportar as bactérias presentes na unha para a cavidade bucal que serve de entrada para todo o resto no organismo. Você está abrindo as portas de sua casa para os inimigos.
- Ao roer você utiliza dentes que não foram feitos para isso, a não ser que você seja uma prima próxima de um castor. Com isso, seu dente vai ser sobrecarregado causando rachaduras, trincas, sensibilidade.
- Pedaços de unha, pele ou mesmo o próprio dente podem bater na gengiva e causar irritações ou ferimentos que podem juntar-se as bactérias e iniciar uma gengivite.
- Com os desgastes dentários a nível de esmalte, aumentam as chances de você vir a ter cárie nesse região devido o dente estar mais fragilizado e criar superfícies menos lisas e propícias ao acúmulo de substâncias patológicas.
- Existem muitos outros problemas causados pelo hábito da onicofagia que comprometem várias partes do seu corpo.
Como posso tratar a onicofagia?
- O tratamento é multifatorial, assim como a doença.
- Pode ser tratada com simples controle do próprio roedor de unha e ajuda da família apoiando. Fazer esportes, dormir melhor, trabalhar a ansiedade, namorar com mais frequência, dentre outras opções.
- Em alguns casos a vitamina B, devidamente dosada por um médico pode resolver.
- Há casos que são tratados com medicamentos anti-depressivos ou medicamentos utilizados para esquizofrenia, com dosagens específicas para a onicofagia e devidamente receitados e controlados por médicos.
- As terapias ou psicoterapias também podem ajudar bastante.
Veja também: tratamento dentário com óxido nitroso
É compreensível a dificuldade de largar qualquer vício, por mais simples que ele seja. E com a onicofagia não é diferente, vá ao seu dentista e veja se já está lhe causando problemas bucais e como resolvê-los.