Guia dos Dentes

O perigo de quebrar gelo com os dentes

Por Redação Doutíssima 16/08/2013

gelo-4

Hoje vamos falar sobre os péssimos hábitos de roer “coisas” que não deveriam ser roídas. Temos que entender que Os dentes tem funções bem específicas na boca e quando fazemos algo que não está dentro desta programação, geramos uma sobrecarga nos dentes e é certo que isso vai causar efeitos colaterais dos mais diversos níveis, desde os pequenos problemas até mesmo fraturas dentárias com necessidade de realização de tratamento de canal. Um hábito que vem trazendo vários problemas para meus pacientes é o de quebrar gelo com os dentes.

gelo-3

Muitas pessoas não se seguram e ao finalizar uma bebida precisam mastigar o gelo que fica no fundo do copo. Outros são mais graves e pegam o gelo diretamente no congelador para mastigar.

O hábito de quebrar gelo com os dentes pode causar diversos problemas como:

– Pequenas trincas no esmalte do dente.

– Fraturas dentárias pequenas, médias e grandes.

– Traumas na gengiva.

– Gerar sensibilidade dentária.

– Sobrecarga muscular. Músculos da mastigação.

– Dentre outros problemas.

gelo-1

É muito importante que você pare o mais rápido possível com este hábito pois ele precisa do tempo para gerar problemas e quanto menor a frequência de quebrar gelo com os dentes, menos complicações.

Se você for regularmente a um dentista ele vai poder lhe ajudar ou mesmo diagnosticar alterações que possam ter sido causadas por hábitos como o de roer e quebrar gelo com os dentes.

gelo-2

Eu adoro roer gelo, o que posso fazer para resolver?

A literatura e as amostras clínicas divergem sobre as causas e tratamentos desse hábito. Você precisa entender que existe um fator psicológico envolvido e você precisar identificar o que está lhe fazendo quebrar gelo com os dentes ou pode procurar um profissional da psicologia para lhe ajudar, normalmente você deveria trabalhar sua ansiedade com implementação de válvulas de escape para diminuir a ansiedade.

O que o dentista pode fazer é lhe ajudar a fortalecer seus dentes e tratar o que o hábito causou de problema. Cuide de seus dentes, mantenha fortalecidos com bons hábitos de higiene oral e dieta equilibrada.