Pele

Confira dicas para escolher seu hidratante para pele oleosa

Por Redação Doutíssima 15/07/2014

Ao contrário de que muita gente imagina, a pele oleosa também exige cuidados e precisa ser hidratada com frequência. Produtos específicos podem auxiliar no controle da oleosidade e deixar a pele com aspecto mais natural. A pele oleosa deve ser tratada com agentes que estimulem a renovação celular. É importante também fazer o uso diário de filtro solar livre de óleo (oil free) e que tenha a propriedade de controlar o brilho. 

 

Hidratante para pele oleosa tem função específica

 

Especialistas indicam que usar um hidratante para pele oleosa pode deixar a pele ainda mais brilhante. Se o seu tipo de pele é a oleosa, é importante conhecer a fundo as suas necessidades de hidratação e demais cuidados. A limpeza de pele para a remoção de cravos e células mortas também é recomendada para manter a pele oleosa sadia. 

 

hidratante-para-pele-oleosa

A falta de um hidratante para pele oleosa eleva produção de óleo natural da pele.

 

Uso do hidratante para pele oleosa

 

Quem tem a pele oleosa acredita não ser necessário usar hidratantes temendo que os produtos possam produzir ainda mais oleosidade. Mas quando o hidratante é especifico para esse tipo de pele, ele é um importante auxiliar no equilíbrio da produção de óleo. A falta do uso de um hidratante para pele oleosa aumenta a produção de óleo natural da pele, já que para controlá-la é muito comum o uso de produtos adstringentes, que secam a pele

 

Hidratante para pele oleosa na rotina de cuidados

 

Uma pele oleosa nem sempre é uma pele hidratada, já que a hidratação da pele é medida pela quantidade de água e não pela presença do óleo. Por isso, o hidratante para pele oleosa deve fazer parte da rotina de cuidados do dia a dia, para que a pele não precise repor a hidratação natural, retirada pelos adstringentes usados para a remoção do óleo. Uma pele hidratada forma uma camada que a protege contra as agressões externas e minimiza o aparecimento dos cravos e das espinhas. Além da escolha do hidratante, não é recomendado lavar o rosto mais que duas vezes ao dia.

 

 

óleo

Quem disse que pele oleosa não precisa de hidratação?

 

 

Use hidratante para pele oleosa em gel

 

Um bom hidratante para pele oleosa deve conter uma mistura de emolientes para suavizar a pele e proporcionar firmeza, mas sem deixar quaisquer resíduos oleosos. Por isso, dermatologistas recomendam o hidratante para pele oleosa nas versões gel ou loção. Outra questão importante na busca pelo hidratante é que ele seja hipoalergênico e não contenha perfume.

 

 

Na hora de escolher o hidratante para pele oleosa, busque a indicação na embalagem se ele é livre de óleo e não comedogênico – ou seja, um hidratante para pele oleosa que não obstrui os poros. Procure em sua composição alguns ativos como zinco, vitamina C e niacinamida (substância que ajuda na respiração do tecido). Alguns ácidos também são possíveis de serem encontrados e podem promover a renovação celular, como o ácido glicólico, o ácido retinóico e o ácido lactobiônico.

 

 

pele com acne

A pele com acne precisa de hidratação específica

 

 

 

A textura do hidratante para pele oleosa deve ser leve, além de ter uma rápida absorção. Algumas fórmulas possuem ação matificante, o que é ótimo para quem tem este tipo de pele, pois ajuda a absorver o excesso de brilho. Especialistas também recomendam regular a temperatura da água na hora do banho. Água muito quente remove a oleosidade natural da pele e faz com que o organismo produza mais sebo. A hidratação da pele impede a evaporação da água superficial e cria uma barreira protetora favorecendo o desaparecimento de rugas e reafirmando as linhas de expressão facial.  

 

 

máscara de pepino

O pepino hidrata e controla a oleosidade da pele

 

 Faça em casa: hidratante para pele oleosa 

 

Máscara de pepino

 

O pepino é rico em antioxidantes naturais como a Vitamina C. Além de um ótimo calmante, o pepino hidrata a pele sem estimular a produção de óleo. Você pode fazer rapidamente uma máscara à base de pepino. Basta bater no liquidificador um pepino com uma colher de mel. O mel tem o poder cicatrizante e ajuda a secar possíveis espinhas. Passe a máscara sobre a pele bem limpa e deixe agira por dez minutos. Lave com água morna e repita a mistura uma vez por semana.

 

kiwi

O kiwi é rico em vitamina C e ajuda a manter a pele bonita

 

 

Máscara de kiwi

 

O kiwi é rico em propriedades adstringentes que controlam o excesso de gordura e eliminam a maioria das impurezas da pele. A fruta é um santo remédio para manter a pele limpa e livre da oleosidade. Para preparar a máscara de kiwi você precisa de uma fruta inteira e duas colheres de iogurte natural. Bata os ingredientes no liquidificador e depois aplique sobre a pele limpa. Deixe agir por uns dez minutos e retire com água morna e abundante. 

 

 

Confira no vídeo abaixo as orientações médicas para cuidar da pele oleosa:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!