Beleza > Pele

4 dicas para escolher o hidratante para o rosto mais adequado

Por Redação Doutíssima 15/10/2014

Para ter uma pele bonita e saudável é necessário que você utilize um hidratante para o rosto adequado. Dermatologistas indicam que as pessoas devem utilizar creme facial diariamente, com um produto que seja específico para o seu tipo de pele.

hidratante-para-o-rosto

Creme certo para cada tipo de pele ajuda a manter a beleza. Foto: iStock, Getty Images

Isso porque limpar o rosto apenas no banho remove as células mortas, mas também acaba tirando a hidratação da pele. Se você não passar nenhum creme, o rosto tende a ficar seco e mais propenso a desenvolver manchas.

 

E para conseguir bons resultados, é necessário escolher um hidratante que combine com o seu tipo de pele. Veja o que cuidar na hora de escolher o hidratante para o rosto.

 

Dicas sobre hidratante para o rosto

 

– Loções genéricas funcionam também

 

Muitos cremes prometem milagres como reduzir rugas, controlar manchas e tirar o brilho excessivo da pele. Mas, além desses hidratantes serem os mais caros, nem tudo o que se diz na propaganda é verdade. Você precisa prestar atenção aos ingredientes.

 

Caso você tenha pele sensível, prefira loções livres de álcool e fragrância. Já as pessoas com pele oleosa precisam procurar fórmulas não-comedogênicas, que não entopem os poros da pele. Portanto, não compre o creme mais caro: leia as letras pequenas das embalagens e veja quais são os ingredientes de cada creme.

 

– Cuidado com os dias secos de inverno

 

O hidratante para o rosto varia de acordo com que época do ano você vai utilizá-lo. Em estações mais quentes, você pode diminuir a rotina de hidratação, preferindo loções mais leves e não oleosas. Agora, em dias de clima frio, a realidade é outra.

 

Um creme mais encorpado pode ser necessário para que sua pele não fique seca. Quando aplicar o hidratante no inverno, tenha um cuidado especial com as áreas ao redor da boca e dos olhos, que são mais suscetíveis a danos.

 

Outros cuidados no hidratante para o rosto

 

– Compostos com soja e retinol

 

 

Existem certas vitaminas e antioxidantes que podem estimular a produção de colágeno, fazendo com que a pele mantenha a elasticidade e promovendo o reparo das células. É importante que você procure um hidratante para o rosto que tenha compostos com soja e retinol.

 

O retinol, por exemplo, que é na verdade a vitamina A, auxilia na redução de rugas. Hidroxiácidos sintéticos também estão presentes em muitos cremes e ajudam a esfoliar as células mortas, estimulando o crescimento de novas células.

 

– Entenda o seu tipo de pele

 

Antes de escolher um hidratante para o rosto é importante que você conheça o seu tipo de pele. Os dermatologistas designaram 16 tipos diferentes de pele, baseados em 4 categorias: sensível ou resistente, pigmentada ou não-pigmentada, enrugada ou firme, seca ou oleosa.

 

Saber em qual tipo de pele você se encaixa pode ajudar a encontrar um hidratante para o rosto que atenda melhor às suas necessidades.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!