Cabelos

Aprenda a fazer penteados vintage que nunca saem da moda

Por Redação Doutíssima 27/11/2014

As décadas de 30, 40, 50 e 60 já passaram faz tempo, mas a moda destas épocas permanece até hoje em referências que podem ser sutis ou bem marcantes. Os looks clássicos do tempo da vovó podem, sim, ser usados hoje em dia, de maneira atualizada e mais moderna, com os penteados vintage.

penteados-vintage

Looks clássicos voltaram a ser atração e podem deixar você mais bela. Foto: iStock, Getty Images

Uma das coisas mais legais deste tipo de releitura é poder adaptar, brincar, misturar referências de épocas diferentes e ter um look mais autêntico e único. E como são clássicos há muito tempo, as técnicas para fazer penteados vintage já evoluíram muito. Com certeza você vai ter muito menos trabalho do que as mulheres de antigamente.

Veja como preparar penteados vintage

A primeira dica, que vale para qualquer penteado, é: comece com os fios limpos, escovados e com algum produto de fixação, que vai ajudar os penteados vintage a ficarem no lugar e deixar um acabamento mais bonito.

Depois disso, use um produto para deixar os fios mais volumosos, o que vai tornar mais fácil moldá-los e também vai garantir um efeito mais visível.

A primeira opção de penteados vintage é usar os fios ultra volumosos, escovados e com as pontas levemente viradas para fora. Hit das moças de cabelos compridos nos anos 60, essa escova com muito volume é ideal para quem está acostumada a usar os fios soltos no dia a dia e não quer fugir muito da zona de conforto.

Uma dica para dar bastante volume à raiz é secar os cabelos com a cabeça virada para baixo. Mas espere tudo esfriar antes de voltar a ficar de pé na posição normal. Se as pontas ficarem muito volumosas, mais do que você deseja, passe um finalizador.

Para um look mais diva, após escovar os cabelos faça cachos médios com um modelador. Utilize a ferramenta na horizontal, em mechas, e prenda-as enroladinhas logo após afastar o aparelho dos cabelos.

Depois que tudo estiver bem frio, passe um bruma de spray fixador e solte os cachos. Agora vem o truque para ficar com aquela cara de diva: use uma escova de cerdas firmes e bem afastadas para desfazer os cachos. Não se preocupe: o secador garante que eles ficarão bonitos!

Penteados vintage volumosos

Para criar aquele clássico volume no topo da cabeça, digno de bons penteados vintage, separe algumas seções de cabelo na horizontal bem no topo da cabeça. Pegue cada uma das mechas pela ponta e levante até que fique completamente na vertical.

Com um pente fino, mecha por mecha, faça o movimento contrário de pentear os cabelos, indo da medida de um palmo em direção à cabeça. Vá com cuidado para não danificar muito os fios!

Depois de assentar cada uma das mechas, use spray fixador para manter tudo no lugar e ajeite a mecha superior para que a pequena massaroca não fique à mostra.

Achou que esquecemos dos icônicos topetes, né? Nada disso. Faça o mesmo processo do volume, mas na parte da franja.

Prenda o topete para trás para criar volume bem na frente da cabeça ou enrole toda a parte da frente, formando um rolinho estilo pin-up que pode ser preso na lateral dos cabelos, próximo às têmporas. Se quiser, pode complementar qualquer uma das opções com um lenço vintage para dar mais cor ao penteado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!