Cabelos

Mulheres gostam de homens com cabelo raspado? Descubra!

Por Redação Doutíssima 16/03/2015

Poder, dominação, masculinidade, confiança. Estas são características que as mulheres adoram, e que são atribuídas a homens de cabelo raspado, segundo pesquisa da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

A pesquisa revelou que os homens de cabelo raspado são encarados como mais dominantes, confiantes e masculinos do que aqueles que mantêm os fios. Até no quesito altura, os sem cabelo estão em vantagem nos estudos, em cerca de 1 centímetro.

A pesquisa teve início depois que um de seus autores, Albert Mannes, a partir de uma experiência própria, passou a usar o cabelo raspado. Ele percebeu uma mudança no comportamento das pessoas em relação a ele. Segundo o pesquisador, as pessoas eram mais distantes e respeitosas.

cabelo raspado

Visão sobre a força masculina varia entre as mulheres, mas raspados dominam. Foto: iStock, Getty Images

Cabelo raspado significa domínio

Vários estudos já analisaram o fator “domínio” em uma pessoa. Desde a altura, até postura ou cor dos olhos. Todos traços fixos. A questão do cabelo, entretanto, é bem flexível. E esse não é o primeiro estudo que conclui que homens com a cabelo raspado são tidos como mais dominantes que os cabeludos.

Os estudos foram realizados em três estágios. No primeiro, os participantes classificaram homens em uma série de características diferentes. Entre estas características estavam a dominação, atratividade, idade e força física.

Nessa fase da pesquisa, 59 estudantes universitárias viram fotos de 25 homens. Dez tinham cabeça raspada, e os demais cabelos em diferentes comprimentos, mas sem sinal de calvície. Nessa etapa, os homens de cabelo raspado foram considerados os mais dominantes.

Na segunda etapa do estudo, 367 adultos avaliaram oito fotografias. Metade dos participantes viram fotos dos homens com cabelos e a outra metade viu as mesmas fotos, com modificações que deixaram os mesmos homens com cabelo raspado.

O resultado dessa fase demonstrou que características como dominância, masculinidade, idade, altura, força física e confiança foram classificadas mais intensamente nos homens com cabelo raspado, que foram também vistos como quase um centímetro mais altos e 13% mais fortes do que os outros.

Na última fase do estudo, 588 adultos leram três descrições. Em uma delas, um homem é descrito como tendo muito cabelo. Em outra, ele estava ficando careca e, na terceira versão, ele tinha a cabeça raspada. Mais uma vez, a última descrição foi vista como a mais dominante, masculina e forte.

A cultura do cabelo raspado

O pesquisador acredita que essa percepção de força, masculinidade e dominação dos homens com cabeça raspada sejam frutos de estereótipos culturais, uma vez que, em vários países, profissões tipicamente masculinas têm aderido ao visual, como militares, policiais e atletas.

Além disso, a cabeça raspada sinaliza confiança em um homem, uma vez que representa que ele é determinado suficientemente para optar pelo estilo “sem cabelo”.

Por outro lado, o pesquisador também alerta que o visual pode ter outras associações, como em países como o Reino Unido, onde pode ser associado à cultura skinhead e ter uma interpretação menos desejável.

Por fim, a dica é: se você quer parecer bonito, mantenha o cabelo, mas, se quiser passar o ar de poder e determinação, confiança e masculinidade, raspe tudo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!