Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do estragão

Por Redação Doutíssima 23/12/2014

Muito popular na Europa, o estragão é um ingrediente típico da cozinha francesa, utilizado para realçar o sabor de alguns alimentos, desde saladas até carnes e peixes. Suas folhas pequenas e estreitas têm sabor adocicado, com leves notas picantes. O aroma é bastante parecido com o da erva doce.  Como tempero, pode ser usado na preparação de manteigas aromáticas e azeite, assim como o manjericão.

 

Estragão tem propriedades medicinais

 

Fresca ou seca, esta erva tem sido uma grande aliada na medicina tradicional e alternativa. Entre seus inúmeros benefícios, estão  a suavização de cólicas menstruais, através do uso de infusões quentes; seus efeitos calmante e desinfetante de feridas, com o uso de compressas; e, ainda, seu poder fortificante de cabelos enfraquecidos, quando aplicada diretamente no couro cabeludo.

 

estragao

Além de ótimo tempero, estragão traz benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Os preparados com o estragão, utilizados na medicina caseira, auxiliam no bom funcionamento do aparelho digestivo, devido à função vermícula da erva, e ajudam a prevenir doenças do coração. Entre outras indicações, há também o tratamento no caso de gripes e retenção de líquidos no corpo, uma vez que seus componentes têm forte ação diurética e depurativa do sangue. Confira, abaixo, outros benefícios dessa planta.

 

Principais benefícios do estragão

 

Abrindo o apetite

O consumo de estragão, em forma de óleo ou infusão, estimula a secreção de sucos digestivos no estômago, o que aumenta o apetite. Esse processo tem início na boca, onde a ação acelera a produção de saliva. Ele age também nos sucos gástricos e biliares, otimizando a digestão dos alimentos, que têm um trânsito mais rápido.

Circulação do sangue

O óleo essencial de estragão ajuda na distribuição de nutrientes, oxigênio e enzimas por todo o corpo, e melhora a circulação do sangue e da linfa, não permitindo que as toxinas se acumulem no sangue – o que pode afetar as articulações, por exemplo.

Deste modo, é o um ótimo antirreumático, já que evita as duas causas principais por trás do reumatismo e da artrite. A primeira é a circulação indevida de sangue e da linfa, especialmente nos membros, e a segunda é a acumulação de toxinas como o ácido úrico no corpo. Esta desintoxicação se dá através do estímulo à micção e à excreção, por onde todas as toxinas do corpo são removidas.

Problemas menstruais

Cólicas e desconfortos durante o período menstrual podem ser bastante minimizados com os efeitos estimulantes do estragão. Infusões  quentes durante o ciclo facilitam o fluxo sanguíneo, libertando menstruações atrasadas ou ausentes e regularizando os períodos. Além disso, esse método caseiro alivia problemas como as dores abdominais, náuseas, fadiga e aborrecimento, queixas comuns entre as mulheres devido a ação dos hormônios.

Estimulante contra o cansaço

Tanto o chá, quanto o óleo, ou mesmo o consumo em cápsulas de estragão, adquiridas com facilidade em farmácias de manipulação, estimula o sistema nervoso, o sistema digestivo, o sistema circulatório e o sistema endócrino.

Esta ação conjunta revela a aceleração de todo o sistema metabólico, que ficará mais “limpo”, já que o trânsito de alimentos, sangue e toxinas se torna mais rápido. Isso resulta em mais disposição, bem estar e aumento da imunidade, o que deixa as pessoas mais dispostas e saudáveis.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!