A larva da mosca varejeira é responsável pela berne. Manifestando-se através de uma ferida na pele, que provoca coceiras, dores, inchaço e vermelhidão, esse problema tem início em uma lesão ou arranhão já existente, na qual a mosca deposita os ovos. Do interior da pele, as larvas nascem e começam a se desenvolver, alimentando-se dos tecidos da pessoa em que se alojou.
O tratamento para berne é bastante eficiente se feito logo início. A cura vem após cuidados feitos pelo médico, que remove a larva do interior da pessoa. Os sintomas podem ser agravados caso a remoção não seja feita logo. É sempre importante salientar que a procura pelo médico deve ser feita imediatamente após os sinais do problema, mas alguns remédios caseiros podem auxiliar na remoção da larva de dentro da pele.
Removendo a berne com esmalte
É possível “asfixiar” a larva da berne com o esmalte de unhas. O produto faz com que o verme fique mais fraco e queira sair. Para provocar a asfixia da larva, coloque uma gota de esmalte no local onde a mosca depositou os ovos.
Depois, cubra com um esparadrapo por cima e deixe assim por um período de 24 horas. No dia seguinte ao procedimento, retire a larva utilizando uma pinça e faça a desinfecção da pele com Iodopovidona (antisséptico disponível em farmácias), aplicando uma gaze esterilizada no local.
Tirando a larva da pele com vaselina
A vaselina impede que o ar chegue até a berne, provocando o sufocamento da larva dentro da pele. O remédio caseiro feito à base dessa substância auxilia na retirada do “bichinho” com uma pinça. Coloque a vaselina sobre o local onde a larva foi depositada pela mosca, cobrindo a seguir com um esparadrapo.
A larva ficará sem ar e tentará sair. Deixe assim por 24 horas. Após esse período, retire a larva com uma pinça e use Iodopovidona para desinfetar a região, aplicando uma gaze sobre o local.
Tratamento para berne com levedo de pão
É possível remover a larva de dentro da pele utilizando o levedo de pão, também conhecido como fermento. Coloque um pedaço da massa de pão com fermento sobre a pele, no local onde está a ferida provocada pelo berne, e deixe por algum tempo.
O verme tentará sair, sentindo-se sufocado. Assim que ele estiver do lado de fora, aplique um pouco de vaselina e retire-o com uma pinça. Depois de removida a larva, lave bem a região, limpe e desinfete.
Outras formas de tratar e remover a larva
Em geral, é o clínico geral quem administra o tratamento para remover a larva da mosca de dentro da pele dos humanos. Sob orientação do médico, a pessoa pode realizar os procedimentos em casa. Porém, é necessário primeiro uma consulta para estar alerta sobre os efeitos colaterais.
O médico costuma utilizar a pinça para retirar a berne da região onde está alojada. Também podem ser receitados medicamentos anti-parasitários, a exemplo da Imervectina, que mata a larva. Em casos avançados e graves, quando não é possível remover o ser vivo, realiza-se uma cirurgia, que consiste em um corte para alargar o buraco da ferida e então retirar a larva.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!