Se as mulheres têm formas e personalidade que as diferem substancialmente dos homens é por conta do hormônio feminino estrogênio. Junto com a progesterona, ele é o responsável pela forma dos quadris, desenvolvimento dos seios, ovulação, menstruação e até pelas alterações de humor.
Fabricados nos ovários, eles começam a entrar em atividade na puberdade e seguem com as mulheres até a menopausa, quando se caracteriza a última menstruação.
Sem hormônio feminino não há gravidez
O estrogênio é o principal hormônio feminino durante a gravidez. É ele que faz o útero aumentar de tamanho para receber o bebê. É responsável também por as mamas suportarem a grande quantidade de leite que passará por elas quando o bebê nascer.
Aliado a esse hormônio feminino, novamente está a progesterona. Essa substância entra em ação ainda na fase do período fértil da mulher. É ela que vai preparar a membrana mucosa do útero para receber óvulo que poderá ser fecundado, e assim acontecer a gravidez. Caso contrário, a progesterona tem sua produção reduzida e assim acontece a menstruação.
Já na fase de lactação, este hormônio feminino estimula as mamas a produzir leite.
Fatores alteram a quantidade de hormônios
O estrogênio é vital não apenas para dar forma às mulheres ou para que elas se preparem para dar à luz. Ele também cumpre uma função importantíssima no dia a dia das mulheres.
Fatores externos, inclusive, podem alterar a produção diária deste hormônio feminino. Medicamentos, estresse e ansiedade mexem com síntese do estrogênio o que pode gerar desconforto e irritabilidade nas mulheres.
O distúrbio hormonal mais conhecido entre as mulheres é a Tensão Pré-Menstrual (TPM). Ela causa alterações de humor e deixa o universo feminino de cabeça para baixo até sete dias antes da menstruação. Prática regular de atividade física, alimentação balanceada, baixo consumo de álcool e distância do fumo podem controlar esses altos e baixos na produção de hormônio feminino.
Conheça outros tipos de hormônio feminino
Além do estrogênio, outros hormônios atuam no corpo da mulher. Somente com todos com seus níveis devidamente regulados é que é possível ter uma vida saudável e feliz.
Ocitocina
A ocitocina é o hormônio feminino responsável pelas contrações do útero no momento do parto e também ajuda na produção de leite e na amamentação. Mas a ocitocina também é liberada no momento do sexo, por isso é conhecida como sendo o hormônio do amor.
Serotonina
A serotonina é o hormônio responsável pelo humor das mulheres. É a redução desse hormônio feminino que faz com elas sintam vontade de matar alguém durante a TPM. Por isso é importante sempre estar com os níveis de serotonina regulados.
Melatonina
A melatonina influencia no sistema reprodutor feminino e ajuda a prevenir o câncer de mama. Mas o excesso desse hormônio no corpo da mulher pode ser sinal de síndrome dos ovários policísticos ou outros tumores no mesmo sistema.
Tiroxina 4
A tiroxina 4 é um hormônio tanto masculino quanto feminino, e nas mulheres a queda em sua produção provoca o aumento da prolactina. Já o excesso desta substância pode provocar alterações no ciclo menstrual e infertilidade na mulher.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!