Clínica Geral

Operação de catarata melhora a qualidade de vida de idosos

Por Redação Doutíssima 20/07/2015

Mais de 17 milhões de casos de cegueira no mundo são causados pela falta de uma operação de catarata. Esses dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) foram obtidos a partir de um levantamento realizado com pessoas entre 55 e 65 anos. Para que os idosos tenham maior qualidade de vida, é necessário passar pela cirurgia, que garante a melhora da visão.

 

O principal sintoma da catarata é a baixa acuidade visual ou visão turva. Na maioria dos casos, essa doença está relacionada à idade, pois decorre do envelhecimento da lente natural do olho, o cristalino. No entanto, ela pode ser revertida através de um procedimento cirúrgico.

operacao de catarata

Procedimento cirúrgico de remoção de catarata pode evitar casos de cegueira. Foto: iStock, Getty Images

 

Vida independente com a operação de catarata

Nem todas as pessoas que sofrem com a baixa visão precisam recorrer à operação de catarata. Essa doença, que atinge em sua maioria as pessoas acima dos 55 anos, é motivo de cirurgia apenas para 17% dos casos até 65 anos.

 

A necessidade aumenta conforme o tempo, sendo que o procedimento é indicado para 73% dos idosos com mais de 75 anos.

 

Dados da OMS apontam que, no Brasil, surjam aproximadamente 350 mil novos diagnósticos de cegueira ao ano, todos causados pela doença. Por falta de informação ou medo de realizar o tratamento, muitos idosos deixam de procurar ajuda médica.

 

No entanto, as intervenções são bastante seguras e rápidas, com prognósticos positivos. Após a cura da catarata, é possível se tornar mais ativo e independente.

 

A operação de catarata está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é feita com duas técnicas principais: o laser, que faz as incisões, e a facoemulsificação, responsável por remover a catarata. O procedimento requer anestesia e exames médicos antes de ser feito.

 

No processo, o laser realiza uma incisão de 3,5 mm ou menor. Nessa ruptura, é inserida uma cânula no globo ocular, que fica ligada a um aparelho ultrassônico, que aspira e faz a diluição da catarata. Depois, é feito o implante de uma lente intraocular, que varia em grau e foco, de acordo com o paciente.

 

Durante todo o procedimento, o paciente permanece deitado. Quando ele termina, é colocado um curativo e são receitados colírios. A operação de catarata é feita em locais especializados na visão ou em hospitais, mas não há necessidade de internação.

 

operação de catarata 

Operação de catarata previne cegueira

O principal meio de prevenção à cegueira, principalmente na terceira idade, é através da operação de catarata. A doença somente é curada com a troca do cristalino, por isso a cirurgia é altamente recomendável pelo próprio Ministério da Saúde.

 

Os benefícios de operar o olho são vistos logo no pós-operatório. Assim que é autorizada a remoção do curativo, o paciente já consegue enxergar sem auxílio de lentes ou óculos. Os cirurgiões também conseguem ter maior previsibilidade nos resultados, uma vez que a recuperação é mais rápida.

 

Com a técnica a laser, o processo se torna mais seguro. No entanto, é fundamental não esfregar, coçar, fazer esforço físico ou dormir sobre o olho operado enquanto ele estiver em recuperação. Essas medidas previnem as complicações que incluem sangramentos, vazamentos ou infecções. Se notar algum desses sintomas, procure o oftalmologista imediatamente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!