Quem gosta de cozinhar, certamente, já precisou derreter chocolate ou goiaba em banho maria, não é mesmo? Está é uma técnica extremamente útil na cozinha e vital para alimentos que não podem entrar em ebulição.
Ela consiste em usar água aquecida, presente em um recipiente, para aquecer ou derreter um alimento que está num outro recipiente menor. O método também é usado em laboratórios químicos. O nome banho maria é uma homenagem à famosa alquimista grega, Maria, a Judia.
O método é tão usado na cozinha que há no mercado várias marcas que oferecem conjuntos de panelas próprias para fazer esse procedimento. A técnica é super fácil e pode ser feita no fogão e no forno.
Como regra básica está o uso de panela com água fervendo e uma panela, ou recipiente menor, que tenha o fundo encostado na água. O cozimento acontece através do calor indireto da panela maior.
Como fazer banho maria no fogão
No fogão, o método é mais comum. Ele consiste basicamente em usar duas panelas, uma maior do que a outra, e quando a água estiver fervendo colocar a panela menor dentro da maior. Coloque o alimento a ser derretido ou cozido dentro da panela menor e mexa até conquistar o efeito pretendido.
Como fazer banho maria no forno
É possível fazer no forno usando a mesma técnica do fogão. Para isto, encha uma forma com água e coloque no forno pré-aquecido. Você pode usar água já fervida. Em seguida, coloque o segundo recipiente com o alimento.
Se a água estiver evaporando e o cozimento ainda não tiver terminado, retire a forma do forno e coloque cubos de gelo. Esse procedimento é importante, pois o vapor da água em ebulição pode afetar o sabor do alimento. Caso precise de mais tempo para concluir a operação, repita o processo desde o início.
O banho maria é muito usado para derreter chocolate. Para isso, técnica realmente é eficaz. Como forma de tentar acelerar o processo de derretimento, muita gente tenta fazer banho maria no forno micro-ondas, mas isso não é possível.
O correto é colocar o chocolate num recipiente de vidro e colocar em potência média a alta por 20 segundos. Feito isso, retire o pote do aparelho, mexa e coloque mais 20 segundos. Repita o processo até o derretimento ser completo.
O pudim de leite, ou de leite condensando, é um dos doces que melhor faz uso da técnica de banho maria. Todo o processo de cozimento é feito por esse método. A forma com o furo no meio deve ser colocada dentro de uma panela que deve sempre ter água dentro.
A tampa tem a função de ajudar a água não evaporar com facilidade ao chegar ao ponto de ebulição. A consistência do pudim de leite fica do jeito característico que conhecemos graças ao famoso banho maria.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!