Receitas

Conheça 10 utilidades secretas do sal de cozinha

Por Redação Doutíssima 27/04/2015

De quantas maneiras você usa sal de cozinha? Em tempos pré-históricos, o sal era usado para conservar a carne. No Egito Antigo, era utilizado durante o processo de mumificação. No judaísmo e no cristianismo, era considerado santo – tanto que a palavra “salvação” deriva de “sal”.

 

Acima de tudo, porém, o sal sempre foi usado para temperar nossa comida e aumentar seu sabor. O que poucos sabem é que segundo o Instituto do Sal – organização da Espanha e de Portugal – existem diferentes maneiras de usar sal de cozinha.

sal de cozinha

O sal pode ser utilizado como alternativa para remover odor de cebola das mãos. Foto: iStock, Getty Images

Utilidades surpreendentes do sal de cozinha

Além de toda a alquimia que o sal de cozinha realiza em termos de sabor dos alimentos, ele tem uma série de outras grandes aplicações. Confira.

 

1. Verificar se um ovo está fresco

Coloque duas colheres de chá de sal de cozinha em um copo de água e coloque um ovo nele. Um ovo fresco vai afundar e um ovo mais velho irá flutuar. Isso não significa, porém, que um ovo flutuante é podre, apenas que está mais maduro.

 

2. Evitar o escurecimento de frutas

A maioria das pessoas usa limão ou vinagre para que frutas como a maçã ou a pera não fiquem escuras depois de cortadas. Todavia, é possível deixá-las em água levemente salgada para atingir essa finalidade.

 

3. Remover odores das mãos

Está com cheiro de cebola e alho nas mãos? Você pode eliminar o odor ao esfregar os dedos em uma combinação de sal e vinagre.

 

4. Prolongar a vida útil do queijo

Para evitar mofo no queijo, basta envolvê-lo em um pano umedecido com água salgada antes da refrigeração.

 

5. Prolongar a vida útil escova de dentes

Mergulhe escovas de dentes em água salgada antes de sua primeira utilização. Elas vão durar mais tempo.

 

6. Tratar picadas de mosquito

A água salgada faz maravilhas para aquela coceira característica de picada de mosquitos.

 

7. Massagem esfoliante

Após o banho e, enquanto o corpo ainda está molhado, faça uma massagem com sal seco. Ele refresca a pele e estimula a circulação.

 

8. Tapar buracos na parede

Para preencher buracos de pregos ou outros orifícios em paredes brancas, misture duas colheres de sopa de sal e duas colheres de sopa de amido de milho. Em seguida, adicione água suficiente (cerca de cinco colheres de chá) para fazer uma pasta grossa. Use a mistura para preencher os buracos.

 

9. Limpar xícaras manchadas

Misture o sal com um pouco de detergente para fazer um esfoliante suave para manchas teimosas de café e chá.

 

10. Limpar a geladeira

É possível usar uma mistura de água salgada para limpar e desinfetar o interior de sua geladeira. É uma boa maneira de manter produtos químicos de limpeza longe da sua comida.

 

sal-de-cozinha

 

De onde vem o sal de cozinha?

O sal de cozinha é altamente refinado, sendo obtido a partir de depósitos de sal da terra. O sal, na verdade, é o cloreto de sódio a 99,9%.

Ele é extraído e quimicamente tratado, privando-o de todos os seus minerais e deixando apenas sódio e cloreto.

No entanto, o sal que consumimos tem iodo adicionado. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o consumo adequado de iodo pode ser uma solução para evitar deficiência mental, o bócio e, possivelmente, câncer de tireoide.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!