Amor e Sexo

Transar durante a gravidez: há riscos?

Por Redação Doutíssima 24/02/2015

É muito comum as mulheres interromperem a sua vida sexual quando descobrem que estão grávidas. Especialmente depois que a barriga começa a crescer. Mas será que é desaconselhado transar durante a gravidez?  Quais tipos de riscos as mamães e seus bebês correm após uma noite de amor?

Existem muitos mitos e tabus em torno da sexualidade na gravidez. Muitas pessoas pensam que as contrações do orgasmo podem antecipar o parto ou que a ejaculação pode atingir o bebê. Isso é pura lenda, assim como a afirmação que o pênis pode machucar o feto.

 

transar durante a gravidez

Se a gestação é saudável, sem sangramento, sexo durante o período pode ser feito. Foto: iStock, Getty Images

Transar durante a gravidez faz mal?

 

Não, não faz mal transar durante a gravidez, a não ser, é claro, que a mãe apresente sintomas de risco de aborto, mas neste caso, ela não pode fazer absolutamente nada, inclusive manter relações.

Transar durante a gravidez faz muito bem, garantem os especialistas. O sexo aumenta a cumplicidade do casal, também alivia tensões, relaxa e, principalmente, dá um enorme prazer.

As dificuldades de transar durante a gravidez se resumem às alterações físicas pelas quais a mulher passa, como por exemplo, a diminuição da lubrificação vaginal e o crescimento da barriga. Entretanto, tudo isso pode ser solucionado com algumas técnicas, como os lubrificantes e ajustes nas posições durante o sexo.

Uma posição que as grávidas gostam bastante e dizem ser muito confortável e prazeroso é com ela sentada sobre o parceiro. Nesta posição a barriga fica livre e elas têm maior controle sobre os movimentos de penetração.

De outra forma, podem deitar-se de lado com a barriga apoiada sobre um travesseiro e o parceiro encaixa por trás. Além disso, é possível optar pelo sexo sem penetração, se utilizando do sexo oral ou a masturbação mútua.

Já o sexo anal merece uma atenção especial. Ele até pode ser feito, mas a tendência a hemorroidas pode significar possíveis sangramentos. O cuidado com a higiene também deve ser redobrado, e não é aconselhável passar direto do sexo anal para o vaginal, já que há o risco de infestação das bactérias do ânus na região da vagina.

 

O médico também pode pedir para evitar o sexo no último trimestre caso haja histórico de trabalho de parto prematuro. Isso porque o sexo libera ocitocina na corrente sanguínea. É este hormônio que ajuda o colo do útero na preparação para o trabalho de parto, e também pode provocar contrações.

Exceções sobre transar durante a gravidez

 

Se você teve algum tipo de sangramento nas primeiras semanas da gravidez, o médico poderá aconselhar a não transar durante a gravidez com penetração, até a 14ª semana. Outras complicações também podem levar a orientações de abstinência, como placenta prévia ou insuficiência do colo uterino.

Mas existe um momento em que o sexo passa a ser totalmente proibido, que é após o parto. Neste período, o casal deve ficar 40 dias sem transar, para a cicatrização interna e para evitar infecções.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!