Especialidades

Dor na hora da relação indica problema. Descubra o que causa este incômodo

Por Redação Doutíssima 11/07/2014

Durante o sexo, esperamos sentir apenas prazer, mas, em muitas mulheres, a relação sexual pode trazer uma sensação contrária: a dor. Estima-se que quatro a cada 10 mulheres sintam dor na hora da relação.

Fatores que levam à dor na hora da relação

Os fatores que se desencadeiam esta sensação podem ser os mais diversos, inclusive de ordem emocional. A dor na hora da relação sexual é também chamada de dispareunia.

dor-na-hora-da-relacao

Uma das causas comuns de dor na hora da relação sexual é falta de lubrificação. Foto: Shutterstock

Sentir dor na hora da relação é um alerta

Como em qualquer outra dor, a dispareunia, ou dor na hora da relação sexual, é um sinal de alerta do corpo de que alguma coisa está errada, principalmente quando ela é recorrente.

Geralmente, a maioria das condições que produzem dor na hora da relação não são graves, e elas podem ser tratadas para diminuir o desconforto. Por isso, em caso de dor na hora da relação, considere fazer uma visita ao seu ginecologista.

Causas possíveis da dor na hora da relação

– Vaginismo: uma disfunção sexual de ordem psicoemocional, onde a mulher, mesmo relaxada, não consegue evitar a contração involuntária da musculatura do assoalho pélvico;

– Infecções vaginais: estas condições são comuns e incluem infecções por fungos;

Endometriose: uma condição em que o endométrio (tecido de revestimento do útero) cresce fora do útero;

– Problemas com os ovários: a dor na hora da relação também pode significar cistos nos ovários;

– Gravidez ectópica: uma gravidez em que um óvulo fertilizado desenvolve-se fora do útero, pode causar dor na hora da relação.

– Menopausa: é muito comum mulheres que chegam a fase da menopausa sentirem dor na hora da relação, já que o revestimento vaginal pode perder sua umidade normal.

– Doenças sexualmente transmissíveis: estes podem incluir as verrugas genitais, feridas de herpes, ou outras doenças sexualmente transmissíveis.

– Lesão da vulva ou vagina: a dor na hora da relação também pode significar algum corte na área do períneo, entre a vagina e ânus, principalmente depois de um parto normal.

Dicas para evitar a dor na hora da relação sexual

Muitas vezes, a dor na hora da relação não está associada a nenhuma doença. Por isso, procurar ajuda de um profissional é sempre importante.

Caso não haja nenhuma causa específica, algumas medidas podem ser adotadas na hora da relação sexual para evitar o desconforto. Confira algumas dicas de como evitar a dor na hora da relação:

1. Uma das causas mais comuns de dor na hora da relação sexual é a falta de lubrificação. Por isso, existem alguns produtos que podem solucionar este problema.

Certifique-se de escolher lubrificantes de qualidade para promover uma lubrificação saudável. Se você está com a região da vagina seca ou irritada, evite lubrificantes com recursos adicionais, como aquecimento ou aromas, para evitar irritar ainda mais.

2. Não comece a penetração antes de estar completamente excitada. Muitas vezes, as preliminares adequadas previnem a dor na hora da relação sexual, garantindo que, naturalmente, a vagina esteja totalmente lubrificada.

3. Procure com seu parceiro algumas posições que deixem o seu corpo mais relaxado. Assim, a penetração pode acontecer sem nenhum desconforto. Existem muitas possibilidades, então, vale buscar a posição ideal.

4. Não continue a penetração se estiver sentindo dor, pois isso pode criar ainda mais danos. Por isso, espere para desfrutar do sexo quando você não estiver mais sentindo dor.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Saiba reconhecer os sintomas das dsts e como evitar a contaminação

Sexo tântrico estimula a busca do prazer máximo e duradouro

Saúde da mulher. Corrimento esverdeado: o que pode ser?

Corrimento com mau cheiro: como tratar

Qual o momento certo de parar de usar a camisinha com o seu parceiro(a)?

A camisinha mais fina do mundo já existe! Empresa chinesa desenvolveu o preservativo que promete ser o mais confortável também

Conheça os tipos de camisinha que dão mais prazer

Musculação para as partes íntimas pode trazer benefícios às mulheres. Descubra!

Exercitar os músculos genitais traz impactos positivos na relação. Veja dicas