Remédios Caseiros

Remédio natural para criança dormir é seguro? Descubra

Por Redação Doutíssima 24/03/2015

Você já procurou remédio natural para criança dormir na internet? Se sim, saiba que você não é a única mãe a enfrentar esse problema. Toda essa preocupação resulta em mães também com noites mal dormidas.

 

Para a criança, o saldo inclui horas acumuladas de sono, mau humor, a falta de concentração e a preguiça. Mas esteja atenta aos resultados de sua busca para não cair em armadilhas.

 

São diversos os motivos para que seu filho resista a uma boa noite de sono. Em uma pesquisa divulgada em 2008 pela Johnson & Johnson, 35% dos pais brasileiros achavam que os filhos tinham algum problema de saúde. Mas o que se constatou é que muitas das atitudes promovidas pelos adultos tinham influência no sono dos pequenos.

remedio natural para crianca dormir

Criar uma rotina e mudar hábitos pode ajudar a criança a dormir. Foto: iStock, Getty Images

Portanto, antes de buscar no remédio natural para criança dormir uma fórmula mágica que faça com que seu pequeno adormeça e lhe permita um bom descanso, é preciso avaliar as causas dessa dificuldade em dormir.

 

Pesadelos, problemas psicológicos, emocionais, dores, desconfortos ou vícios podem estar por trás dessa dificuldade das crianças. O primeiro passo é levar ao pediatra para que seja feita uma avaliação na criança e para que se descarte qualquer possibilidade de patologia relacionada ao sono, ou à falta dele.

 

Remédio natural para criança dormir e hábitos

Antes que se procure um remédio natural para criança dormir, é bom refazer os hábitos dos pequenos. Em geral, só aí já se consegue dar um importante passo na melhora do sono deles.

Comece ajudando a criança a criar seus próprios hábitos, desde que não dependa dos pais para isso e, então, se ela acordar no meio da noite, vai voltar a dormir sozinha.

 

Criar uma rotina que faça com que a criança saiba a que horas vai dormir também dá a ela segurança. Independente de ser no sono ou não, a rotina e as normas de funcionamento da casa sempre devem estar claras.

 

É importante estabelecer um local específico e adequado para a criança dormir, que deve ser aconchegante e sem eletrônicos, como computador e TV. Ela deve ter o seu próprio espaço e deve-se evitar ao máximo que durma na cama dos pais.

 

Como fazer um remédio natural para criança dormir

Evite dar para a criança, antes de dormir, alimentos que contenham estimulantes, como refrigerante, cafeína ou açúcar. Isso inclui certos chás, como chá preto ou chá mate – embora predominem as ervas na categoria remédio natural para criança dormir.

 

Entre elas, o lúpulo, um relaxante conhecido, que pode ser usado como chá, colocando duas colheres de sopa em um copo de água fervente e deixando em infusão por 10 minutos antes de coar e beber.

 

O chá de camomila, que pode ser feito da mesma maneira do lúpulo, também é um ótimo aliado para relaxar a criança e permitir a ela um sono rápido e relaxante.

 

Seguindo na linha dos chás, tem também o chá de erva cidreira, bastante usado como remédio natural para criança dormir. A erva é poderosa e ajuda a acalmar as crianças mais agitadas.

 

Junte a isso outras pequenas dicas, como manter o silêncio no local onde a criança vai adormecer e usar uma luz fraca ou apagada no quarto. Mas fique atenta: jamais dê remédio para a criança dormir sem o conhecimento do pediatra.