Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar a prostatite

Por Redação Doutíssima 09/12/2014

Se você é homem e nunca ouviu falar na prostatite, está na hora de se informar. Trata-se da inflamação e o inchaço da próstata, uma glândula do tamanho de uma noz, localizada logo abaixo da bexiga nos homens, que produz o sêmen. Essa condição pode afetar de forma brusca a sua saúde.

Prostatite

O principal sintoma da prostatite é a dor ou ardência ao urinar. Foto: iStock, Getty Images

Sintomas da prostatite

 

Uma próstata inflamada resulta em uma série de sintomas, como a necessidade frequente e urgente de urinar e a dor ou ardor após disso. Outros sintomas da prostatite incluem dor na virilha, na região pélvica ou nos genitais e, às vezes, sintomas semelhantes aos da gripe.

 

As principais razões para esta infecção são bactérias, estresse e transtorno imunológico. A prostatite afeta homens de todas as idades, mas tende a ser mais comum nos que têm mais de 50. Para tratar este problema, é possível usar antibióticos e anti-inflamatórias, mas também usar remédios caseiros como apoio. Veja, abaixo, quais os melhores métodos.

 

Melhores remédios caseiros para prostatite

 

Tomate

 

O tomate é uma cura natural para a prostatite, ajudando no fortalecimento das glândulas da próstata, além de seus antioxidantes vitais auxiliarem a combater a infecção bacteriana. Ele contém licopeno, uma substância que melhora a saúde da glândula e atua contra o envelhecimento.

 

Chá verde

 

O chá verde contém substâncias chamadas catequinas, que são antioxidantes e anti-inflamatórias. Pesquisas indicam que as catequinas são úteis na redução da infecção e da inflamação na prostatite.

Abóbora

 

As sementes de abóbora são ricas em ácidos graxos insaturados, que são essenciais para a manutenção de uma próstata saudável. Consumir 80 gramas de semente por dia é um eficaz remédio caseiro para a prostatite e outros distúrbios urinários. As sementes podem ser consumidas in natura ou em pó, na preparação de alimentos ou bebidas com mel ou leite.

 

Salsa

 

A salsa é uma erva natural, com excelentes propriedades diuréticas, que ajudam na manutenção do trato urinário. Ela também contém flavonóides e outros compostos naturais que reduzem a inflamação e limpam as toxinas do corpo. O óleo de salsa, quando aplicado externamente na pele, ajuda na retenção de água, que é eficaz na limpeza do corpo.

 

Linhaça

 

As sementes de linhaça são conhecidas por terem nutrientes poderosos, que tratam de um grande número de doenças e enfermidades. Elas são extremamente ricas em ômega 3, que age pontualmente sobre os sintomas da prostatite. Coma duas colheres de sopa de sementes de linhaça por dia para manter a sua próstata saudável.

 

Óleo de peixe

 

O óleo de peixe tem propriedades que extremamente úteis para o tratamento e cura de doenças. Além de outros nutrientes valiosos, ele tem vastas reservas de ácidos graxos, que são poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios. Eles reduzem o inchaço e proporcionam o alívio dos sintomas de prostatite. Tomar três cápsulas de óleo de peixe por dia é o suficiente.

 

Açafrão

 

As propriedades antibacterianas do açafrão podem acabar com a infecção de forma eficaz e liberar todas as impurezas e toxinas prejudiciais da bexiga e da uretra, trazendo alívio à dor ao urinar. Além disso, aumentam a imunidade e mantêm todos os seus órgãos em bom funcionamento. Use duas colheres de chá de açafrão em pó todos os dias.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!