Remédios Caseiros

Cipreste-italiano: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 30/01/2015

A árvore do cipreste-italiano é originária da Ásia. Atualmente, também cresce na América do Norte e África. Na época dos babilônios, era usado para tratar hemorroidas e desde então nunca mais deixou de ser indicada para este fim.

Pode chegar até 45 metros de altura. Possui um crescimento de cerca de dois metros por ano. Mesmo em vasos, possui folhagem resistente e uma vida longa. É considerada árvores sagrada por alguns povos.

cipreste-italiano

Inicialmente usada contra hemorroidas, está árvore tem mais benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

 

Conhecida popularmente como cipreste comum e cipreste do mediterrâneo, o cipreste-italiano também é muito utilizado no tratamento de problemas circulatórios. As propriedades da planta proporcionam melhoras aos vasos sanguíneos danificados e reduz a retenção de fluidos corporais.

Suas propriedades também são antissépticas, sudoríferas, sedativas, cicatrizantes, diuréticas, inseticidas, adstringentes, calmantes, desodorantes e restauradoras.

Cipreste-italiano trata asma

 

cipreste-italiano serve também para complementar o tratamento de asma, ansiedade, bronquite, espasmos, febre, gripe, disenteria, hemorroida, má circulação, sintomas da menopausa, hérnia, insônia, hemorragia, edemas, reumatismo, sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), tosse, varizes, fraqueza, pressão baixa, laringite e congestão pulmonar.

A menstruação excessiva, assim como infecção urinária, celulite, calor excessivo, cãibra e cólicas menstruais, também são complicações tratadas a partir desta árvore. Também se utiliza, com êxito, em transtornos de próstata e em enurese.

Pode ser adquirido em lojas de produtos naturais, sob a forma de óleo essencial, e deve ser sempre diluído. Como hidratante para edemas e varizes, adicione 8 gotas de óleo essencial de cipreste-italiano em 30 ml de loção ou creme hidratante. Aplique sobre edemas ou varizes.

Para inalação, contra congestão nasal, adicione de 3 a 5 gotas em um recipiente com água fervente, feche os olhos e inale o vapor. Como compressas, adicione 8 gotas de óleo essencial em água fervente e umedeça uma toalha limpa. Coloque a compressa morna sobre o abdômen para controlar a menstruação excessiva.

Aprenda a fazer o chá de cipreste-italiano

 

É bastante comum também o consumo do chá de cipreste, especialmente para combater problemas do sistema circulatório – varizes, celulites e hemorroidas -, sistema digestivo – dores de barriga e diarreia -, equilíbrio do sistema hormonal além de aliviar o cansaço nos pés e diminuir o suor nos mesmos.

Para fazer o chá basta acrescentar duas colheres da erva para cada litro de água. Leve ao fogo e aguarde até que comece a ferver. Mantenha em decocção, fervendo por cerca de 10 minutos. Depois basta coar e beber a uma temperatura agradável. A sugestão é que seja consumido sem açúcar, para não prejudicar as propriedades da planta. Tome até três xícaras ao dia.

Para tratar a rouquidão ou a afonia e melhorar a voz de quem faz muito uso dela, é indicado também o uso da tintura de cipreste-italiano. Para prepará-la colhem-se alguns galhos ou as pinhas da planta. Depois de lavados, coloca-se  em um frasco coberto com álcool etílico ou com qualquer bebida muito alcoólica, como aguardente, rum, brandy, entre outros.

No dia seguinte, a tintura está pronta para ser usada, mas fica mais eficaz depois de mais um dia em maceração. Para a rouquidão ou afonia tomam-se 5 ou 6 gotas desta tintura numa colher de sopa com água, sumo ou chá. Pode-se repetir o tratamento duas ou três vezes ao dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!