Você já experimentou a torta capixaba? Ela é um prato típico inconfundível do estado do Espírito Santo. A tradição de consumir essa receita é tão antiga que existem indícios de que Pero Vaz de Caminha, um dos ícones da história brasileira, já degustava a iguaria feita a partir de mariscos mesclados com palmito, bacalhau e outros ingredientes.
Torta capixaba: Patrimônio gastronômico
Segundo o Portal do Governo do Estado do Espírito Santo, a torta é um prato muito tradicional do estado e está presente na maioria dos lares no período da Semana Santa. Para ser autêntica, os ingredientes devem ser preparados em uma panela de barro.
A torta capixaba, como é conhecida hoje, começou a ser desenvolvida pelos portugueses, que tinham o hábito de comer frutos do mar.
Além disso, eles seguiam algumas regras da Igreja Católica, como o hábito de não comer carne vermelha na Semana Santa. Por isso, é nessa época que a maioria dos capixabas consomem o prato.
Trata-se, assim, de uma iguaria resultante da mescla de culturas distintas: a indígena, a africana e a portuguesa. A contribuição portuguesa se dá pelo uso das claras em neve gratinadas, bem como o uso do azeite, do bacalhau e das azeitonas.
Enquanto isso, as inspirações indígenas foram quanto à mariscada e à panela de barro, cujo uso é muito comum tanto na culinária dessa cultura quanto na africana. Surge, então, a torta capixaba, rica em sabores tipicamente brasileiros.
Como fazer a torta capixaba em casa
O preparo da torta capixaba requer muito empenho e muita arte. Além dos mariscos, muitos temperos e uma decoração tornam esse prato único. Rodelas de ovos, cebolas e azeitonas são usadas para enfeitar e adicionar ainda mais sabor a essa iguaria capixaba.
Se você quer preparar esse prato típico em sua casa, saiba que é possível fazê-lo. Para isso, você deve selecionar bem os ingredientes e, de preferência, preparar em uma panela de barro.
1. Receita de Torta Capixaba tradicional
Ingredientes:
– Cebola, alho, azeite doce, azeitona, limão, coentro, cebolinha verde e tomate a gosto
– ½ quilo de palmito natural previamente cozido
– 200 gramas de siri desfiado e cozido
– 200 gramas de caranguejo desfiado e cozido
– 200 gramas de camarão cozido
– 200 gramas de ostra cozida
– 200 gramas de sururu cozido
– 200 gramas de badejo desfiado e cozido
– 500 gramas de bacalhau desfiado e cozido.
Modo de Preparo:
Para cozinhar esses ingredientes, deve-se fazer as moquecas de cada um e retirar todo o caldo, deixando-as o mais seco possível.
Depois, prepare um refogado com cebolas, alho, pimenta, azeite doce, azeitonas e limão. Leve ao fogo com o palmito natural e espere até desaparecer a água e ganhar consistência. Depois de limpos, desfiados, cozidos e espremidos, junte os frutos do mar, mexendo até evaporar a água.
Retire do fogo para esfriar um pouco. Depois, misture uma parte da espuma de seis claras em neve com as gemas. Quando se adicionarem os temperos aos mariscos, deve-se colocar o bacalhau para enxugar e dar liga à massa.
Cozinhar à parte seis ovos (que servirão apenas para enfeite) juntamente à azeitona e umas rodelas de cebola. Colocar a massa em uma panela de barro, levar ao forno, e retirar quando a espuma estiver bem coradinha. Está pronto!
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!